Goiânia celebra 91 anos: Mercado municipal como símbolo de história e empreendedorismo
No aniversário da capital, o Mercado Municipal destaca-se como um ícone de resistência e desenvolvimento econômico

Adrianne Vitoreli
Agência Sebrae-GO
Goiânia, uma das capitais mais jovens do Brasil, celebra seus 91 anos neste 24 de outubro. A cidade, que não para de crescer, é conhecida por sua cultura rica e variada. Um dos maiores símbolos dessa história de crescimento e empreendedorismo é o Mercado Municipal de Goiânia. Fundado em 1950, o mercado é um dos locais mais queridos pelos goianienses, abrigando cerca de 80 lojas que oferecem uma vasta gama de produtos.
Desde sua inauguração no Parthenon Center até sua atual localização na Rua 3, no Centro, desde 1986, o Mercado Municipal tem sido um pilar da economia local. O Sebrae Goiás destaca a importância dos pequenos negócios na construção e desenvolvimento da cidade, mostrando que eles sempre foram uma força vital na economia goianiense.
O mercado é mais do que um simples local de compras; é um verdadeiro retrato da história da cidade, um ponto de encontro de sabores, aromas e tradições. Com 74 anos de existência, o mercado mantém sua essência, oferecendo produtos que vão desde licores e cachaças até artesanato e frutas frescas.
Além de ser um ponto turístico importante, o Mercado Municipal desempenha um papel crucial na economia local. Os pequenos negócios ali presentes geram empregos e renda, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico de Goiânia. As histórias de superação e dedicação dos empreendedores locais são um testemunho do amor e do trabalho duro que impulsionam a cidade.

Para o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal, Mário Magalhães Ribeiro Júnior, o mercado abriga uma concentração de pequenos negócios que se mantêm firmes e fortes ao longo dos anos, e cada espaço possui uma história. A loja dele, a Geraldo Produtos Naturais, era do avô Geraldo Ribeiro (que formou 11 filhos com o pequeno negócio) e do Tio Edvaldo Ribeiro. Com o falecimento dos dois, Márcio assumiu o negócio com 22 anos, há também 22 anos. “São histórias de várias gerações que se dedicam e buscam no mercado uma oportunidade de construir um futuro melhor”, explica.
Seiva de Jatobá, óleo de coco babaçu, conservas, cachaças, licores e castanhas a granel são os produtos mais procurados na loja do Márcio. “Comercializamos muitos produtos que só quem é de fora de Goiás utiliza, como a seiva de jatobá e o óleo de coco de babaçu, mas tentamos agradar todos os públicos e fazer daqui o nosso sustento com clientes fiéis e turistas”, afirma.
Fotos Silvio Simões