Gestão Vilmar Mariano valoriza mulheres com criação de secretaria
Aniversário da cidade marca 1º ano de gestão do prefeito, que faz alterações naturais no secretariado para imprimir um perfil de governança inclusivo, plural e acessível
Os 101 anos de fundação de Aparecida, comemorados neste 11 de maio, marcam um momento histórico para valorização da população feminina da cidade. É a criação, pelo prefeito Vilmar Mariano, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Foi uma das mudanças naturais feitas por ele no primeiro ano de sua gestão para imprimir um perfil de governança inclusivo, plural, democrático, acessível e sensível às demandas dos moradores.
Vilmar Mariano confiou o comando da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres a Eudenir de Souza, conhecida como Tia Deni. Ela é considerada uma das personalidades aparecidenses mais atuantes na defesa dos direitos da mulher. Nesta ação, o prefeito atendeu a reivindicação das mulheres da cidade por um órgão municipal voltado exclusivamente à proteção e valorização da população feminina de Aparecida.
“As pautas das mulheres são pleitos muito importantes, que merecem a devida atenção e prioridade do poder público”, afirma o prefeito Vilmar sobre a criação da secretaria.
Funcionando a pleno vapor, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres lançou já em seu primeiro mês de atividades o projeto Quem Ama Cuida: Lei Maria da Penha nas Escolas. A iniciativa busca conscientizar os pais para o combate à violência contra a mulher e orientar os alunos do município sobre o funcionamento da Lei Maria da Penha.
O projeto tem quatro meios de atuação: capacitação dos professores; trabalhos pedagógicos com os alunos; rodas de conversa com os pais; e frentes de serviços para a comunidade, onde a população será assistida por profissionais da saúde, direito, educação e outras áreas.
A educação tem o poder de transformar as pessoas. E são essas gerações que vão mudar essas estatísticas [de violência contra a mulher] no futuro”, ressalta Tia Deni.
Assistência às pessoas
Nos 101 anos da cidade, a Prefeitura de Aparecida comemora o desenvolvimento do município também na área social. Para atender as necessidades das pessoas, o prefeito Vilmar Mariano lançou neste ano o Mutirão de Aparecida – a Prefeitura Mais Perto de Você.
Nesta grande força-tarefa, o prefeito e os secretários municipais conversam pessoalmente com os moradores para entender os anseios deles para o local onde moram. Assim, além de levar serviços de manutenção na infraestrutura dos bairros, a Prefeitura de Aparecida aperfeiçoa os atendimentos diretos prestados à população no mutirão.
Na primeira edição do mutirão, realizada no Santa Luzia e região, a força-tarefa beneficiou mais de 60 mil moradores, de dez bairros. E no mês passado, a segunda edição do evento, que comemorou os 33 anos do Jardim Tiradentes, levou centenas de serviços para benefício de aproximadamente 50 mil moradores, de oito setores da localidade.
O mutirão facilita a vida das pessoas porque leva os serviços a famílias que, muitas das vezes, não têm recursos para se deslocarem até os órgãos do poder público. A gente percebe isso, por exemplo, nos atendimentos do Bolsa Família e de outros programas assistenciais”, explica a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.
Defesa dos mais vulneráveis
Sulnara conduz diversos programas de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social, crianças e adolescentes, mulheres, pessoas idosas e população em situação de rua. Nessas ações, famílias mais vulneráveis e já acompanhadas pela Assistência Social recebem cestas básicas e atendimento de profissionais da pasta.
As crianças recebem atenção especial. Além da assistência social e psicológica prestada no dia a dia nos Centros de Convivência e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Aparecida, as crianças são beneficiadas com presentes e atividades recreativas em datas comemorativas, como a Páscoa e o Dia das Crianças.
Mantido pela Secretaria de Assistência Social, o Restaurante Popular, localizado no Jardim Tropical, também favorece os aparecidenses oferecendo refeição de qualidade a R$ 2,00.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é outra unidade gerida pela Secretaria de Assistência Social. Além de manter o Centro Pop de portas abertas, a pasta auxilia os moradores de rua entregando a eles marmitex, cobertores, itens de higiene pessoal e, claro, o calor humano de uma boa companhia para conversar.
Aparecida chega aos 101 anos de fundação comemorando ainda a realização da 6ª edição do Casamento Comunitário, outra iniciativa realizada pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Assistência Social. A ação já beneficiou mais de 1.400 casais.
O programa facilita a oficialização do matrimônio de casais que não têm condições de pagar a certidão concedida pelo cartório e a celebração ecumênica. “É um evento muito importante porque torna o sonho dessas pessoas realidade. Esse é nosso papel: promover meios para que as pessoas sejam felizes”, conclui a secretária Sulnara Santana.
Geração de emprego e renda
Trabalhar e receber um salário no final do mês é ter dignidade para cuidar da família e realizar seus objetivos pessoais. Para garantir esse direito fundamental, a Secretaria de Assistência Social de Aparecida executa diversas ações no recém-inaugurado Centro de Geração Emprego e Renda, localizado no Parque Santa Cecília.
A unidade beneficia jovens em busca do primeiro emprego e a população em situação de vulnerabilidade social, em especial mulheres vítimas de violência doméstica.
Dividido em dois prédios, o Centro de Geração Emprego e Renda oferece cursos de corte e costura, tear (para fins de tecelagem); salão de beleza e barbearia e informática. Já no segundo prédio, posteriormente serão ofertados os cursos de panificação e confeitaria.
A unidade já capacitou, no último semestre, dezenas de mulheres, que frequentaram as aulas e concluíram o curso de informática básica.