Aparecida de GoiâniaESPORTE

Gerfeson Aragão destaca que reforma de ginásios vai beneficiar mais de três mil crianças e adolescentes

Gerfeson enfatiza que “regras serão estabelecidas” para que a população possa usar as praças esportivas e que a “cobrança de taxa acabou”

Na semana passada, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) entregou a reforma dos ginásios do Bairro Independência, Centro e Vila Brasília. Além disso, assinou o termo de cessão de uso, transferindo para a Prefeitura de Aparecida a administração dos espaços públicos.
Outros três também serão revitalizados e repassados ao município.
Com isso, a gestão do prefeito Vilmar Mariano (MDB) terá autonomia para gerenciar as praças esportivas.
À reportagem do Diário Goiás em Destaque, Gerfeson Aragão sublinhou ainda sobre outras ações realizadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Como os ginásios serão utilizados após a reforma?

Os ginásios não irão funcionar como funcionavam antigamente quando era cobrado até cem reais para que as pessoas pudessem jogar futsal, vôlei ou basquete. Uma pessoa que não trabalhava nem para a prefeitura e nem para o estado cobrava, não fazia nenhuma melhoria no espaço e colocava esse dinheiro no bolso. Agora, teremos os projetos da iniciação esportiva com capoeira, vôlei, futsal, basquete e jiu-jitsu. Cada ginásio vai atender, em média, 500 crianças e adolescentes, entre oito e 14 anos. Também vamos realizar atividades com idosos. Vamos colocar uma gestão própria onde todo mundo terá acesso ao equipamento. Na região, as pessoas terão acesso, mas com regras estabelecidas. Além da escolinha, teremos as ‘peladas’ e eventos da comunidade, mas tudo com autorização e regras para não estragar o equipamento público.

Leia também: Parceria entre Vilmar e Caiado beneficia aparecidenses com novos ginásios de esporte

A Secretaria de Esporte já tem recurso financeiro e mão de obra para começar esse trabalho?

Nós já temos o administrativo. O vôlei já começa segunda-feira, a capoeira já deve começar na terça-feira. Para outras modalidades, vamos deslocar professores da secretaria espalhados pela cidade. Vamos colocar o ginásio do Bairro Independência para funcionar a partir de segunda-feira. Nos ginásios da Vila Brasília e do Centro, vamos fazer algumas pequenas intervenções para darmos funcionalidade para eles.

O que foi feito no ginásio do Bairro Independência?

Praticamente tudo. Posso começar citando o teto. Foi implantada a iluminação de LED, vestiários magníficos com duchas quentes e frias, piso, ampliação, acessibilidade, estacionamento, troca de toda parte estrutural do esgoto. Estou recebendo o ginásio com aval dos engenheiros da Goinfra e da Prefeitura de Aparecida.

Esse momento representa uma virada de chave para o esporte em Aparecida?

Muito grande. Aparecida perdeu muito nesse período em que os ginásios ficaram fechados. Teremos, por exemplo, iniciação esportiva no vôlei, basquete e handebol em seis ginásios. Dos times da iniciação, vamos tirar os melhores atletas e levar para treinar na seleção de nossa cidade, no Estação Cidadania-Esporte. Vamos divulgar nas redes sociais e colocar carros de som nas ruas para anunciar as matrículas para que todos sejam cadastrados com segurança. Outra coisa, o projeto terá apoio da GCM para que malandros não frequentem os ginásios. É um marco histórico para o esporte de Aparecida. Do tempo em que estou aqui [Aparecida] faltava esse ato ainda para eu implantar o que pretendo implantar na cidade.

Leia também: Aparecida investe R$ 100 mil em equipamentos esportivos e beneficia mais de mil crianças

O senhor vai acabar com a cobrança de taxa para a comunidade usar os ginásios?

Já acabou. São equipamentos públicos e as despesas de manutenção dos ginásios serão custeadas com os impostos que a população paga. A população tem o direito de usar e vai usar dentro das regras estabelecidas pela administração. Os ginásios irão funcionar todos os dias das 8h às 22h porque temos que respeitar horários e a vizinhança.

Os ginásios terão alguém responsável pela manutenção para que os problemas não se acumulem e inviabilize o uso?

Vou dar como exemplo o Estação Cidadania-Esporte que estamos administrando há quase quatro anos. Quem vai lá percebe que o equipamento está novinho porque fazemos justamente a manutenção. Queimou uma lâmpada já trocamos. Temos uma equipe de manutenção da prefeitura que nos atende quando solicitamos.

Leia também: Atleta do Aparecida Compete é vice-campeã mundial de Jiu-Jitsu em Las Vegas

Como os ginásios poderão ser utilizados pela comunidade local fora das atividades esportivas?

Não podemos perder o objetivo dos ginásios, que é justamente o esporte, mas qualquer entidade que queira utilizar para eventos que não sejam de bagunça e bebedeira poderão solicitar a utilização antecipadamente. Por exemplo, as igrejas, associação de moradores poderão usar diante de regras para realização de palestras e outros eventos que sejam positivos para cidade. Poderá ser usado e ninguém vai pagar um centavo.

Qual a situação dos outros três ginásios de Aparecida?

No do Jardim Tiradentes, será uma obra completa como foi feito no do Bairro Independência, e ficará zerado. No Ginásio do Garavelo, que é o em pior estado de conservação, ainda não existe previsão. Para o do Cruzeiro do Sul, o deputado estadual Veter Martins conseguiu uma emenda para realizarmos a reforma.

Como está o processo de implantação de campos society com grama sintética em Aparecida?

Até o final do ano, vamos chagar a 15. No próximo ano, vamos fazer mais 10. Neste ano, estão programados os campos da Baixada Black, Veiga e o Buriti Sereno.

Leia o jornal impresso

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo