GDF abre inscrições para cerca de 30 mil novos alunos na rede pública de ensino
GDF abre inscrições para novos alunos na rede pública, priorizando proximidade das escolas com o local de residência ou trabalho dos responsáveis
O Governo do Distrito Federal (GDF) está se preparando para receber aproximadamente 30 mil novos alunos na rede pública de ensino no próximo ano letivo. As inscrições para a admissão desses novos estudantes já estão em andamento e podem ser feitas até o dia 31 deste mês, através do site da Secretaria de Educação (SEE) ou pelo telefone 156.
Segundo Eveline Spagna, diretora da Subsecretaria de Acompanhamento, Planejamento e Avaliação da SEE, durante o processo de inscrição, não há sorteio para escolha da escola ou da unidade de preferência. A alocação dos estudantes será determinada com base no CEP da residência ou do local de trabalho do responsável, direcionando-os para a escola mais próxima com vagas disponíveis, seja perto de casa ou do local de trabalho do responsável.
Essa solicitação de matrícula se aplica ao ensino regular, abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e é destinada aos estudantes que ainda não estão matriculados na rede pública. Aqueles que já estão matriculados e desejam mudar de escola devem aguardar o período de remanejamento, que ocorrerá de 7 a 17 de novembro.
No momento da inscrição, os responsáveis pelos estudantes devem fornecer informações pessoais, como CPF, nome completo e data de nascimento dos estudantes, juntamente com o CEP da residência ou do local de trabalho do responsável, o período, ano ou série pretendidos, número de telefone e e-mail. Se o estudante não possuir CPF, a inscrição só poderá ser realizada por telefone.
O resultado das inscrições será divulgado em 28 de dezembro e a efetivação da matrícula ocorrerá de 3 a 10 de janeiro de 2024. Para garantir a vaga, é necessário comparecer à escola designada com os seguintes documentos (originais e cópias):
- Documento de identificação do estudante e do responsável legal (RG, Certidão de Nascimento ou CNH);
- CPF do estudante e do responsável legal;
- Declaração provisória de matrícula ou histórico escolar do estudante;
- Comprovante de residência e/ou local de trabalho, de acordo com o endereço fornecido na inscrição;
- Duas fotografias 3×4;
- Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH;
- Carteira de vacinação;
- Número de inscrição social (NIS) do estudante e do responsável legal.
As inscrições para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação serão realizadas no mesmo período, mas de forma presencial nas coordenações regionais de ensino. Essa abordagem visa aprimorar o processo de triagem em relação às necessidades específicas de cada estudante, garantindo o melhor atendimento, que pode incluir a classe regular, turmas reduzidas ou até mesmo centros especializados.
Essa iniciativa visa garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas circunstâncias individuais, e fortalecer ainda mais o sistema de ensino público do Distrito Federal.
Com informações Agência Brasília