Mundo

França sediará cúpula de líderes europeus para discutir segurança e guerra na Ucrânia

Da Redação
[email protected]

O governo francês anunciou que sediará uma cúpula de líderes europeus nesta segunda-feira (17), com o objetivo de discutir a guerra na Ucrânia e a segurança europeia. A reunião ocorre em um contexto de crescente tensão, enquanto a Europa busca uma resposta mais coesa e eficaz ao conflito, diante da abordagem unilateral do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
O enviado de Trump à Ucrânia, Keith Kellogg, afirmou no sábado (15) que a Europa não terá um assento nas negociações de paz sobre a Ucrânia, após os EUA enviarem um questionário às capitais europeias para avaliar as contribuições de segurança para Kiev.
O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, explicou que o presidente Emmanuel Macron convocou a cúpula para que os principais países europeus discutam a segurança do continente.Segundo ele, a reunião será uma sessão de trabalho e não deve ser “dramatizada”.
Com o cenário geopolítico instável e a guerra completando três anos desde a invasão russa, a Europa se vê dividida, hesitante e sem um plano único para resolver o conflito e lidar com a Rússia.
Apesar disso, convites já foram enviados a países como Reino Unido, Alemanha, Polônia, Itália e Dinamarca, além da liderança da União Europeia e o secretário-geral da Otan.
Entre as autoridades confirmadas estão o chanceler alemão Olaf Scholz e o primeiro-ministro polonês Donald Tusk. O foco da reunião será discutir formas de ajudar a Ucrânia de maneira imediata, definir o papel da Europa nas garantias de segurança de Kiev e fortalecer a segurança coletiva do continente. No entanto, ainda não está claro se decisões concretas serão tomadas após o encontro.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo