AGENDA GOIÁS

Folia Goiás 2026 leva Carnaval gratuito a 24 cidades e movimenta turismo no estado

Com investimento de R$ 20 milhões, programação contempla Goiânia e municípios do interior, fortalece tradições locais e impulsiona a economia regional

Muito além dos confetes e serpentinas, o Carnaval de 2026 promete espalhar cultura, música e desenvolvimento por Goiás. Com investimento de R$ 20 milhões, o Folia Goiás 2026 levará programação gratuita para Goiânia e outras 23 cidades do interior, consolidando o evento como um dos maiores circuitos carnavalescos regionais do Centro-Oeste.

A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo e das secretarias da Retomada e da Cultura, e aposta no Carnaval de rua como motor cultural e econômico. Além de garantir acesso gratuito à festa, o projeto estimula o turismo e aquece setores como hotelaria, gastronomia, comércio, artesanato e serviços.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, os efeitos do Carnaval vão muito além do entretenimento. Ele destaca que o aumento do fluxo de visitantes gera retorno financeiro imediato para os municípios, fortalece destinos turísticos e amplia a visibilidade do estado, que hoje se destaca nacionalmente pelos índices de segurança.

Na capital, o Folia Goiás 2026 contará com 14 blocos integrando o circuito oficial, reforçando o crescimento do Carnaval de rua em Goiânia. Já no interior, a programação alcança cidades com tradição carnavalesca consolidada, como Pirenópolis, Cidade de Goiás, Jaraguá, Anápolis, além de destinos turísticos como Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Aruanã, Três Ranchos e o distrito de São Jorge.

Dentro da programação, o Festival do Bem – Folia Goiás levará grandes shows nacionais a cinco municípios: Porangatu, Goianésia, Uruaçu, Três Ranchos e Aruanã. A proposta une entretenimento de qualidade, estrutura adequada e segurança, fortalecendo o Carnaval como política pública de cultura e retomada econômica.

Durante o período festivo, o Observatório do Turismo de Goiás realizará pesquisas de perfil e satisfação dos foliões em todas as cidades participantes. Os dados vão subsidiar o planejamento de futuras edições e reforçar o turismo como atividade estratégica para o desenvolvimento do estado.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo