EntretenimentoSaúde

Férias: como evitar lesões e fraturas em mergulhos e esportes na areia

Com a chegada do mês de julho, muitas famílias se preparam para aproveitar as férias escolares. Em Goiás, um destino muito procurado é o Araguaia, que proporciona momentos de atividades ao ar livre, como mergulho e esportes aquáticos, além de jogos na areia como futevôlei e beach tennis. Em todo o passeio, desde a saída rumo a rodovia até os momentos de alegria e lazer na beira do rio, é preciso garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), os acidentes causados pelo mergulho em locais rasos, como rios, piscina e lagos, são a quarta causa de lesão medular no Brasil. Jovens com idade entre 10 e 29 anos são os principais afetados, com fraturas que variam de traumas ligamentares ou musculares de rápida cicatrização a luxações na coluna, quadro em que uma vértebra sai do lugar.

Na maioria dos casos, as lesões provocadas são cervicais, podendo ocorrer até fraturas, conta o Dr. Aurélio Arantes, médico ortopedista subespecialista em Cirurgia da Coluna e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Goiás (SBOT-GO). Graves, os diagnósticos de fratura e luxação podem levar a alterações neurológicas, com impacto na perda da sensibilidade ou, então, na ausência da força muscular em até quatro membros do corpo, segundo o ortopedista.

Esportes aquáticos: segurança em primeiro lugar;
Os esportes aquáticos, como jet ski e lancha, são populares no Araguaia e outros pontos turísticos durante o mês de julho. Para prevenir acidentes, é fundamental seguir algumas orientações:

Sempre use colete salva-vidas;
Respeite os limites de velocidade;
Mantenha uma distância segura de outros banhistas e embarcações;
Não consuma álcool antes de operar qualquer tipo de embarcação.

Prevenção de lesões na areia:
Esportes na areia, como futevôlei e beach tennis, são ótimas opções para quem deseja se exercitar e se divertir. No entanto, a prática inadequada pode resultar em lesões. Algumas dicas:

Faça um bom aquecimento antes de iniciar a atividade;
Use calçados adequados para evitar torções e queimaduras;
Hidrate-se regularmente;
Evite jogar sob o sol forte para prevenir insolação e desidratação.

Evite acidentes em mergulhos:

Maneiras de evitar lesões medulares em águas rasas, de acordo com a SBOT E SBC:
Não mergulhe em águas turvas;

Quando der um mergulho, não o faça de cabeça;
Antes, entre na água em pé para se certificar sobre a profundidade;
Não beba antes de mergulhar;
Evite empurrar os amigos para dentro d’água;
Não é recomendado testar os movimentos do acidentado, tentar levantá-lo ou sentá-lo, pois isso pode agravar uma possível lesão medular.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo