
Fiscalização eletrônica entra em operação total, levanta dúvidas sobre privacidade e abre debate entre segurança e arrecadação
O novo sistema de monitoramento eletrônico de trânsito em Goiânia entrou em operação total e, em apenas sete dias, já contabilizou 4.746 infrações. O alto número de autuações reacende debates sobre os limites da fiscalização, privacidade e o real impacto na segurança viária.
Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, os registros foram feitos por câmeras inteligentes e radares fixos, instalados em pontos estratégicos da cidade.
Principais infrações registradas na primeira semana
Tipo de infração | Quantidade de autuações |
---|---|
Excesso de velocidade | 1.656 |
Uso de celular ao volante | 673 |
Estacionamento irregular | 801 (578 em local proibido + 223 sobre o passeio) |
Avanço de sinal vermelho | 662 |
Avanço de faixa | 954 |
Total | 4.746 |
Expansão prevista até julho
A expectativa da Prefeitura é ampliar o sistema até julho, com:
- 280 radares fixos
- 100 câmeras de monitoramento
- 4 radares móveis
As próximas vias a receber os equipamentos são a Avenida Universitária e a Rua 10.
Reações e críticas
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, afirma que o comportamento dos motoristas já está mudando com a fiscalização.
“No início, era comum ver motoristas com o celular na mão. Agora, esse tipo de infração tende a cair”, declarou.
Por outro lado, motoristas de aplicativo criticam a falta de orientação sobre o uso do celular durante o trabalho.
“Estamos sendo multados mesmo usando o celular para seguir rotas no GPS. A Prefeitura precisa ouvir quem trabalha no trânsito todos os dias”, afirmam motoristas ouvidos pela reportagem.
Privacidade em debate
Além da segurança, a instalação das câmeras reacende o debate sobre direito à privacidade. O advogado Thiago Lopes destaca a importância de informar a população sobre o uso dos dados captados.
“Não é porque o objetivo é combater a criminalidade que se pode ignorar a proteção à privacidade. É necessário informar ao cidadão como os dados são coletados, armazenados e quem pode acessá-los”, alerta.
Segundo ele, não há informações públicas sobre as políticas de privacidade relacionadas ao sistema. Atualmente, 12 câmeras estão em funcionamento, com previsão de chegar a 100.
Acidentes de trânsito em Goiânia
Apesar das autuações, os dados sobre acidentes reforçam a urgência de medidas efetivas. De janeiro a abril de 2024, Goiânia registrou:
- 205 mortes no trânsito urbano
- Maioria das vítimas: motociclistas e pedestres
- Faixa etária mais afetada: 20 a 39 anos
Os números confirmam a gravidade da situação e a necessidade de ações que vão além da punição.
