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Experiência para crescimento profissional

Muitos buscam a educação formal para ter um desenvolvimento na carreira. Claro que cursos de graduação e especializações são relevantes para alavancar este crescimento, mas a experiência é vital para essa progressão.

As vivências corporativas acumuladas são responsáveis por desenvolver suas competências e habilidades, permitindo tomadas de decisões mais assertivas e criando profissionais mais completos. Assim, as tratativas geradas por essas experiências são diferenciadas quando direcionadas por uma pessoa que já passou por uma situação semelhante.

Atuar em diferentes pontos  de uma empresa pode ser o caminho para se adquirir essa prática, já que permite ao profissional se desafiar e também a conhecer profundamente mais os  processos de diversas áreas da empresa ou da indústria.

Mas aperfeiçoar essa expertise em um mesmo local não depende apenas do trabalhador.  Novas experiências, desafios e oportunidades são oferecidas pelo empregador, que deve saber que o contratado pode errar, porém aprendendo com o mesmo, o que faz parte do crescimento. Muitos erros são parte de tentativas de ações inovadoras. O aprendizado com eles mostra que a pessoa é sensata e está pronta para se desenvolver e crescer profissionalmente.

Acreditar na empresa em que se atua é outro ponto importante para progredir na carreira. Conhecer e se enquadrar nos valores da companhia é outro diferencial. A confiança  entre colaborador e empresa  representa um espaço para cooperação, comprometimento, circulação de ideias inovadoras, melhora na comunicação e aumento da satisfação. Ou seja, o gestor precisa confiar na competência da equipe que lidera e vice-versa. Assim, sem a confiança no trabalhador não há aperfeiçoamento das competências.

Não basta apenas a dedicação do colaborador. A empresa também precisa acreditar no trabalhador. É uma via de mão dupla, que ambos evoluem juntos. Se tornar um profissional polivalente com apoio da empresa é um diferencial para poucos, já que muitos empregadores não confiam nesse modelo de gestão. Por isso, o engajamento do profissional no dia a dia  é a diferença para a evolução e crescimento. O empregador observa essa dedicação e empenho, assim, o reconhecimento vem em seguida.

*Kauê Borges é gerente de Marketing e Marcas próprias da GSA. Formado em engenharia de alimentos e pós-graduado em engenharia de produção e marketing. Entrou na GSA em 2012, como estagiário. Foi supervisor de produção, almoxarifado, atacado, além de criar o comercial de marcas próprias da indústria goiana.

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