Experiência do cliente no varejo: 5 dicas para torná-la incrível
Independentemente de você ter um negócio bem estabelecido no mercado ou de estar somente começando sua trajetória, o constante crescimento da competitividade e das mudanças de comportamento dos consumidores representa um grande desafio na atração e fidelização de clientes.
Pesquisas indicam que eles estão cada vez mais resistentes a dar uma segunda chance quando as suas expectativas não são atendidas. Assim, tendo em vista que, hoje, as pessoas compram mais online, atrelar o varejo físico ao digital nunca antes foi tão importante para trazer uma melhor experiência do cliente.
Confira abaixo todos os detalhes sobre as principais diferenças entre o varejo físico e online e como estruturar sua empresa para promover um bom atendimento no ponto físico!
Afinal, o que é o varejo físico e quais as principais diferenças com relação ao digital?
O varejo físico consiste na venda para o consumidor por meio de um espaço físico, um ponto comercial. Já o varejo digital é um modelo mais dinâmico, prático e interativo, em que a venda é realizada por um endereço eletrônico. Suas principais diferenças estão em aspectos como:
- localização;
- público;
- estoque e mostruário;
- meios de pagamento;
- experiência.
Como o varejo digital pode ser um aliado do varejo físico?
Segundo o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente 2022, especificamente para o setor varejista, 54% dos consumidores afirmam que o atendimento ao cliente parece estar em segundo plano na maioria das empresas onde costumam comprar.
Dessa forma, tendo em vista que os clientes esperam que o atendimento seja rápido, fácil e eficiente, atrelar o varejo físico ao digital traz inovação, podendo também ser uma forma de facilitar a vida do consumidor e agregar ainda mais valor ao espaço físico.
Quais as principais dicas para trabalhar a experiência do cliente no varejo físico?
Confira a seguir algumas dicas essenciais para trabalhar a experiência no ponto físico, atrelada ao digital:
1. Utilize geolocalização para anúncios
Com a utilização cada vez maior de celulares, nunca antes foi tão importante apostar em estratégias mobile first. Portanto, crie anúncios que apareçam especificamente para consumidores que estão nas proximidades do seu negócio para atrair novos clientes a visitarem seu ponto físico.
2. Lojas “personalizadas”
O público espera e valoriza experiências personalizadas, o que proporciona potencial para aumentar a fidelização de clientes. Portanto, invista em análise de dados sobre o seu consumidor para identificar seus comportamentos de compra e criar ambientes que os atendam, com experiências sensoriais e aspecto visual exclusivos.
3. Ofereça experiência de compra multicanal
Ofereça uma estratégia eficiente de omnichannel, com atenção à gestão de estoque. Um exemplo prático podem ser serviços de clique e retire, que consistem na compra online e retirada na loja física.
4. Torne-se conversacional
Segundo o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente 2022, os clientes estão cada vez mais recorrendo a aplicativos de conversa por rede social, como WhatsApp, Facebook Messenger e apps regionais como WeChat ou Line, para se conectarem com empresas. Aposte em interações autênticas e pessoais, nada que pareça impessoal ou robótico!
5. Invista em novas tecnologias
Utilize a tecnologia a seu favor para entender quais produtos são mais demandados. Você ainda consegue identificar o perfil dos seus clientes, suas interações e principais necessidades. Para isso, invista em sistemas ERP (Sistema de Gestão Empresarial) e ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) para elevar a inteligência do seu negócio!
Ah, Inteligência artificial (IA) e automação também são recursos que estão sendo bastante utilizados pelas empresas. Esteja sempre por dentro das principais aplicações dessas tecnologias para avaliar o que pode ser aproveitado para seu cenário.
Por Sebrae Alagoas