Mundo

EUA Anuncia operações de fiscalização para detenção de imigrantes ilegais

Da Redação
[email protected]

Tom Homan, nomeado como o novo “czar da fronteira” pelo presidente eleito dos Estados Unidos, anunciou neste sábado (18) que operações direcionadas para deter imigrantes que estão no país ilegalmente começarão na próxima semana. As operações, que envolverão várias cidades, têm como objetivo fiscalizar e deportar estrangeiros ilegais.
Em entrevista à Fox News, Homan foi questionado sobre a possibilidade de incursões de deportação em várias cidades, incluindo Chicago. Ele respondeu que não classificaria as operações como “incursões”, mas sim como “operações de fiscalização direcionadas”. Uma fonte consultada pela Reuters na sexta-feira (17) indicou que as cidades de Nova York e Miami seriam alvos das operações, enquanto o Wall Street Journal havia relatado anteriormente que o Departamento de Imigração e Alfândega planejava uma operação de uma semana em Chicago com a participação de centenas de agentes.
Homan, que já foi diretor interino do ICE (Imigração e Fiscalização Aduaneira), afirmou que a agência está planejando as operações de forma cuidadosa. Quando questionado sobre os voos de deportação em massa prometidos por Donald Trump, Homan não entrou em detalhes, mas reiterou que mais de 700.000 estrangeiros ilegais nos Estados Unidos possuem ordens finais de remoção. “O presidente Trump tem sido claro desde o primeiro dia. Ele vai proteger a fronteira e vai realizar a operação de deportação”, afirmou Homan.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo