“Está tudo acertado”, diz Professor Alcides sobre participação de Bolsonaro em campanha
Deputado federal e pré-candidato a prefeito de Aparecida assegura ainda que tem aval de Valdemar Costa Neto e de Wilder Morais; reconhece que não será fácil contar com o governador Caiado em seu palanque

Professor Alcides (PL), que lidera as pesquisas de intenção de voto para Prefeitura de Aparecida, não tem dúvidas de que terá o ex-presidente Jair Bolsonaro em seu palanque nas eleições municipais deste ano. Além de correligionários, o pré-candidato também mantém laços de amizade com Bolsonaro e sua família.
O parlamentar assegura ainda que tem o aval do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e do senador goiano Wilder Morais, que é o presidente estadual da sigla.
Na segunda-feira, 25, Alcides disse à Rádio Difusora de Goiânia que o ex-presidente deverá participar ativamente de sua campanha à Cidade Administrativa.
“Em relação a Jair Bolsonaro está tudo acertado e ele deverá participar duas ou três vezes. Está devidamente acertado e conversado”, garantiu ao jornalista Jordevá Rosa. O pré-candidato também cravou a participação de Bolsonaro na campanha do também deputado federal e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Gustavo Gayer.
Professor Alcides ainda alimenta esperanças de receber apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), mas ele reconhece que será necessária muita articulação política. Ele lembra que o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano MDB), é próximo do vice-governador e presidente do MDB goiano, Daniel Vilela. “Temos conversado muito pouco como o governo [estadual] porque ele tem o prefeito da cidade que é ligado ao vice-governador, mas estamos trabalhando para ver a possibilidade dele nos apoiar”. A base governista, que conta com emedebistas, trabalha para fazer dobradinha com o União Brasil, de Caiado, nos principais colégios eleitores do estado. Aparecida está no radar.
Alcides pontua que o governador Caiado ainda não se manifestou sobre a disputa da Prefeitura de Aparecida. “Ele ainda não definiu de que lado irá ficar, ele ainda não disse se vai entrar ou não na disputa”. Em Aparecida, aliados de Vilmar aguardam sinalização palaciana.
A decisão, segundo fontes, deve ser anunciada nos próximos dias. Se não receber as bençãos de Caiado e Vilela e de seu antecessor, Gustavo Mendanha (MDB), o prefeito deve desembarcar em outra sigla para buscar o segundo mandato.
Ainda na segunda, à Rádio Bandeirante Goiânia, Alcides reforçou que não vislumbra o apoio do vice-governador Daniel Vilela.
O pré-candidato explicou porque e voltou a cogitar a remota possibilidade de ter Caiado ao seu lado.
“Temos um relacionamento decente e republicano. Eu apenas informei que sou pré-candidato. Caso ele [Caiado] ache conveniente nos apoiar seria excelente. Sobre Daniel Vilela, ele disparou. “Não conto com Daniel porque ele é do MDB e sou do PL. Em 2026, estaremos frente a frente”, disse em alusão a possível candidatura do senador bolsonarista Wilder Morais ao Palácio das Esmeraldas. Daniel é apontado como o nome natural do governo para a disputa.
Pré-campanha
Alcides promete intensificar as ações de pré-campanha após o fechamento da chamada janela partidária, que é o prazo final para troca de partido dos interessados em disputar as eleições municipais deste ano. Quem for concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador tem até o dia 6 de abril para assinar ficha de filiação. “Vamos começar a pré-campanha, vamos nos organizar e nos estruturar até o início de agosto quando, de fato, vai começar a campanha eleitoral”.
Licença
Professor Alcides decidiu que vai se licenciar do mandato de deputado federal para disputar a Prefeitura de Aparecida. “Já comuniquei oficialmente ao presidente Arthur Lira”.
Quem vai assumir o lugar do parlamentar é o primeiro suplente e ex-deputado federal Bispo Fábio Souza, da Igreja Fonte da Vida. Alcides irá atuar até 30 de junho. “Ele [ Fábio Souza] vai ficar até 6 de outubro, mas se der segundo turno ele fica até o final de outubro”, destacou à Rádio Bandeirantes Goiânia.
Crítica
Em busca de apoio junta às lideranças comunitárias e religiosas de Aparecida, Professor Alcides, sempre que tem a oportunidade, enfatiza que durante os dois mandatos na Câmara dos Deputados, em Brasília, destinou recursos para várias áreas da administração municipal. Segundo o deputado federal, o problema da cidade é administrativo e não financeiro.
“Temos problemas na educação, com falta de vagas em CMEIs. Temos problemas na saúde, com UBSs e UPAs sempre lotadas. Tem também a questão dos buracos e do mato alto, a cidade está muito suja, encardida e muito feia. Atribuo todo isso à falta de gestão porque não falta recurso”.
