Esporte na Praça promove integração entre participantes
Ação que aconteceu neste domingo, 16, reuniu público de todas as idades no Complexo Esportivo Gracinda Maria da Silva
O Esporte na Praça voltou com tudo neste domingo, 15, no Complexo Esportivo Gracinda Maria da Silva, no bairro Antônio Fernandes. O projeto da Prefeitura de Anápolis, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, atende jovens nas modalidades de vôlei, basquete, dança aeróbica, judô, futmesa, futsal, psicomotricidade, e os jogos da Liga Escolinhas 2019.
Pedro Henrique Celeste, 10 anos, competiu pelo futsal, esporte pelo qual é apaixonado. “Nasci pra isso. Assisto na TV e gosto de jogar com meus amigos. Se todo domingo tivesse competição aqui, eu viria’’, garantiu o garoto.
Já a Lucília das Neves, 27 anos, participou da dança. Professora da modalidade, destacou a harmonia entre as pessoas por meio do Esporte na Praça. “Une todo mundo deixando o ambiente mais alegre. O convívio é essencial, afinal temos mais histórias pra contar”, completou.
A garotada também se divertiu no basquete 3×3. O João Paulo Costa, 12 anos, iniciou na modalidade através de um amigo, que também marcou presença na competição deste domingo. “O Lucas me incentivou. Ele era vizinho da minha avó, então começamos a jogar na quadra do prédio”, contou o adolescente. “Estou muito feliz por vir, é a primeira vez que participo do Esporte na Praça’’, concluiu.
Os profissionais de Educação Física da Secretaria Municipal de Esportes coordenaram as atividades das crianças. O professor Rogério Garcez, orientador na área do futsal, tem olhar crítico no processo de formação esportiva. “Além de ser uma prática de lazer, o Esporte na Praça pode revelar novos talentos”, afirmou.
A professora Silvana Pacheco acompanhou as crianças durante as oficinas de psicomotricidade, e mostrou um vídeo para exemplificar as características de cada criança. “Cada uma tem seu estilo. Nessas atividades descobrimos essa condição junto com elas”, disse.
O secretário municipal de Esportes, Karim Abrahão, acredita que as técnicas aplicadas no Esporte na Praça favorecem as crianças a terem bom desempenho nas atividades de lazer, assim como na vida escolar e na sociedade. “Esse projeto trabalha nos jovens o equilíbrio e a técnica. Eles são ensinados a persistir e alcançar seu melhor’’, finaliza. Karim ressalta ainda que esta é a resposta exigida pelo prefeito Roberto Naves na estratégia de ação aplicada nos projetos esportivos.