Estado

Escola do Futuro em Aparecida vai ganhar novos laboratórios no dia 10 de fevereiro

Data da inauguração ainda está sujeita a alteração, dependendo da agenda do governador

O Governo de Goiás vai inaugurar novos laboratórios na Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, no próximo dia 10 de fevereiro. A data ainda está sujeita a alteração, dependendo da agenda do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). As novas instalações vão oferecer estruturas para aulas práticas de robótica e e-sports e vai contar ainda com sala de informática para desenvolvimento de softwares.

Atualmente, o Estado conta com quatro unidades das Escolas do Futuro: duas na capital – Basileu França e José Luiz Bittencourt -; uma em Santo Antônio do Descoberto, Sarah Kubitschek; e outra em Aparecida de Goiânia, Luiz Rassi – onde serão inaugurados os novos laboratórios. Mais duas escolas estão em obras nos municípios de Valparaíso e Mineiros, mas ainda sem data de inauguração.

Nos últimos dois anos, 567 cursos foram ofertados nas Escolas do Futuros, que já formaram 3.954 alunos aptos para encarar o mercado de trabalho. De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, o projeto traz a população para dentro desses espaços, que pode usá-los de forma mais ampla. “São equipamentos bem modernos e startups podem procurar essas escolas para produzir um protótipo de forma mais barata, com menor custo”, garantiu.

Segundo o secretário, a escolha dos lugares que receberam as Escolas de Futuro se deu por dois motivos: onde tem indústrias próximas e locais onde há vulnerabilidade social, onde é preciso empregar pessoas.

Laboratórios de robótica

Outra possibilidade oferecida pelo governo para uma formação inicial são os Laboratórios Include que oferece cursos de robótica para jovens de 12 a 20 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social. Os laboratórios são instalados em comunidades de baixa renda, projetados e equipados para oferecer gratuitamente cursos semestrais com metodologia e linguagem de software e hardware, desenvolvidos para a inclusão de jovens no mundo digital. No total, 1822 alunos já se formaram nesses espaços.

Hoje Goiás conta com o maior número de laboratórios desse tipo no Brasil. Em 2021, foram inaugurados os primeiros Laboratórios Include em Goiás, com seis unidades implantadas. Em 2022, mais 20 unidades foram inauguradas. Atualmente são 26 laboratórios em funcionamento em 23 municípios goianos: Alto Paraíso – São Jorge, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Caldas Novas, Catalão, Cavalcante, Cristalina, Goiânia (Jardim Novo Mundo, Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas, Jardim Guanabara, Tecendo o Futuro), Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Monte Alegre, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde,  São Luis Dos Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade, Uruana, Valparaíso.

A implantação dos laboratórios Include é uma parceria do Governo de Goiás com o Instituto Campus Party. As inscrições podem ser feitas em qualquer período do ano, mas a participação dos alunos depende da quantidade de vagas disponíveis e as aulas começam sempre no início do semestre. Neste semestre são ofertadas 1.950 vagas. As aulas do próximo semestre começam dia 27 de fevereiro e terminam dia 7 de julho.

Inscrições para alunos, monitores, coordenadores ou facilitadores são realizadas pelo link: https://institutocampusparty.org.br/inscricao/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo