Entenda como funcionam as tarifas mais baratas sem bagagem de mão

Viajar para o exterior carregando apenas uma bolsa ou mochila pequena, acomodada embaixo do assento da frente, será possível a partir da próxima terça-feira (14), com a nova modalidade de passagem que a Gol vai lançar. A proposta é reduzir custos para passageiros que não precisam despachar malas nem levar bagagem de mão para o compartimento superior da cabine.
A tarifa, chamada de Basic, é voltada inicialmente a voos com origem fora do Brasil, com exceção da rota que sai do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Montevidéu, no Uruguai. A Latam já oferece categoria similar para voos internacionais na América do Sul, além de trechos domésticos e internacionais na América do Norte.
Essa opção permite que o passageiro pague menos ao abrir mão de vantagens tradicionais, como transporte de bagagem de mão. Em uma cotação feita no site da Latam, por exemplo, um voo de Guarulhos (SP) para Buenos Aires, no dia 6 de novembro, na tarifa Basic custaria R$ 53,23 a menos que a tarifa Light, que permite bagagem de mão.
O artigo pessoal é definido como bolsa, mochila, pasta para laptop ou capa de câmera, que deve caber embaixo do assento da frente. Na Gol, as dimensões máximas são 32 cm de largura, 22 cm de altura e 43 cm de profundidade, sem especificação de peso. Já na Latam, o limite é de 10 kg, com medidas de 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura, incluindo bolsos, rodas e alça.
A bagagem de mão é a mala destinada ao compartimento superior. Na Gol, pode ter até 10 kg e dimensões de 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade, incluindo rodinhas. Na Latam, o peso máximo é de 12 kg na cabine Economy e 16 kg nas cabines Premium, com medidas de 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura.A nova tarifa representa uma alternativa para passageiros que priorizam economia e agilidade no embarque, reduzindo custos e facilitando a experiência de viagem sem abrir mão do essencial.