Educação

Enem 2025: estudantes já podem consultar locais de prova

Exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro; no Pará, provas ocorrerão nos dias 30/11 e 7/12 por causa da COP30

A expectativa aumenta para os mais de 4,8 milhões de estudantes inscritos no Enem 2025. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, nesta quinta-feira (23/10), a consulta aos locais de prova. O acesso deve ser feito pela página do participante, no site do Inep, mediante login com conta Gov.br.

No ambiente virtual, o candidato deve clicar na aba “cartão de confirmação”, onde estão todas as informações sobre o exame, como o local de prova, horários, número de inscrição e dados pessoais.


Aplicação das provas

As avaliações ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro, com portões abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. Para entrar no local, o estudante deve apresentar documento oficial com foto, seja físico ou digital — CNH e RG digitais também serão aceitos.

No primeiro dia, os participantes farão as provas de:

  • Linguagens e Códigos (Português, Inglês ou Espanhol, Literatura, Artes, Educação Física e TIC);
  • Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Redação.
    O tempo total será de 5h30.

No segundo dia, serão aplicadas as avaliações de:

  • Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química);
  • Matemática.
    Nesta etapa, o tempo de prova será de 5 horas.

Exceção no Pará

Os candidatos inscritos em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão o exame em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, conferência internacional do clima da ONU que ocorrerá na capital paraense.


Orientações finais

O Inep recomenda que os estudantes imprimam o cartão de confirmação e visitem antecipadamente o local da prova para evitar imprevistos. Também é importante levar caneta preta de tubo transparente, alimentação leve e água em garrafa sem rótulo.

O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e programas federais como o Sisu, Prouni e Fies, além de ser utilizado em processos seletivos internacionais.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo