Empresário bem-sucedido, Professor Alcides cresceu junto com Aparecida
Os mais jovens aparecidenses talvez não conheçam a história do empresário e político Professor Alcides. Hoje, graças ao trabalho árduo das últimas cinco décadas, ele é reconhecido como grande empreendedor e gerador de empregos em Aparecida e outras cidades onde mantém variados negócios. Também é deputado federal reeleito, com mais de 90 mil votos.
Na cartela de negócios, estão faculdades em Aparecida, Remanso-BA, Casa Nova-BA e Pontalina-GO. Ele também e produtor de ovos, mel, caprinos, ovinos e dono de supermercado, mas no começo da carreira, os primeiros negócios foram uma pequena escola e pouco depois um bazar batizado com seu nome.
A relação com Aparecida de Goiânia começou, em 1968, quando o ainda garoto, aos 15 anos, desembarcou na cidade aconselhado pelos pais. Ele veio morar com o irmão mais velho que já estava na cidade. “Você vai crescer lá”, ouviu de seu pai. Ele não queria deixar a Bahia. Os planos eram outros. “Eu queria ir para Salvador porque meu padrinho era um homem muito poderoso naquela época”, diz Professor Alcides sobre Antônio Carlos Magalhães, o ACM.
Antes de contarmos a história de sucesso de Professor Alcides lembramos que ainda criança, aos sete anos, ele já poderia ser considerado um empreendedor. A mãe, que era uma das maiores doceiras da cidade, produzia ainda cuscuz e beiju para o bom vendedor comercializar pelas ruas de Remanso, na Bahia.
Os meus irmãos sentiam-se humilhados em colocar um balaio na cabeça e sair para vender os beijus, doces e o cuscuz. Nós [família] sobrevivia disso e eu nunca tive vergonha de fazer. Sempre fui um filho apegado aos meus pais e fazia de tudo para agradá-los”.
Além de garantir o alimento na mesa da família, as vendas também garantiam os estudos. “Fui o único dos irmãos que passou no exame admissional do ginásio e na minha cidade era pago. Vendia os doces e pagava a escola rigorosamente em dia”, detalha.
Em novembro de 1968, o irmão mais velho trocou o Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, pelo Jardim das Esmeraldas, em Aparecida de Goiânia. Apenas dois anos depois, em 1970, Professor Alcides já era o diretor do Educandário Municipal Alfredo Nasser.
A escola em que ele era diretor foi construída em um terreno particular. Com isso, o dono do loteamento precisava reaver o valor do imóvel construído pela administração pública. O prefeito da cidade então praticamente obrigou Professor Alcides comprar a escola. “Me lembro que assinei 120 notas promissórias de um cruzeiro”.
Pouco tempo depois graças a desvalorização da moeda da época, ele quitou a dívida e começou a investir em melhorias estruturais. A unidade escolar foi crescendo, ganhando credibilidade na cidade e atraindo novos alunos.
“Goiânia estava expulsando as pessoas mais pobres para Aparecida. Setores como a Vila Brasília e Jardim das Esmeraldas, que eram considerados desertos, passaram a ser povoados. A cidade foi crescendo e nos crescendo junto com ela”.
Um dos negócios de sucesso, entre os vários, é o Bazar do Professor Alcides. Inaugurado, em 1974, ele foi criado para vender material escolar para os alunos do Educandário Alfredo Nasser e outras escolas. Naquela época, os pais encontravam dificuldades para adquirir livros e outros insumos. Em muitos casos, a venda no fiado era inevitável. Hoje, são nove lojas espalhas em Aparecida, Goiânia e em cidades baianas.
A trajetória política começou, em 1976, quando Professor Alcides foi eleito vereador. O cargo lhe proporcionou trabalhar pelo desenvolvimento da escola, que firmou convênio com a prefeitura e estado. Em 1982, foi candidato a prefeito, mas não venceu o pleito. Se afastou da vida pública para se dedicar aos negócios.
Em 1996, Professor Alcides voltou a disputar a prefeitura da cidade, mas não venceu o pleito. Ao contrário, acumulou dívidas e precisou vender parte dos bens para honrar os compromissos de campanha. Em 2016, disputou mais uma vez, mas acabou derrota.
Em 2018, foi eleito deputado federal, com 88.545 votos.
No primeiro mandato, ajudou Aparecida de Goiânia com destinação de emendas para diversas áreas da administração, sobretudo, para educação e saúde. Nas Eleições 2022, elevou a votação e garantiu a reeleição para seguir representando a cidade. Segundo o deputado federal quase R$ 300 milhões já foram disponibilizados ao município, através de sua atuação parlamentar.
Curiosidade
Em 1995, Professor Alcides conseguiu junto ao Ministério da Educação a autorização para que a escola fosse transformada em faculdade, com os cursos de pedagogia e letras. Porém, o deputado federal da época João Natal rasgou os documentos de autorização na frente do ministro. “Lá não vai ter faculdade porque ele é de oposição”, teria dito o parlamentar sobre o tema. Desistir não estava nos planos e um novo processo foi montado “do zero”. Em 2020, saiu finalmente a autorização para a Faculdade Alfredo Nasser.