Mundo

Embraer fecha venda bilionária com companhia da Dinamarca

Da Redação
[email protected]

A Embraer concretizou uma das maiores vendas da sua história ao fechar contrato para fornecer 45 jatos comerciais modelo E195-E2 à companhia aérea dinamarquesa Scandinavian Airlines (SAS). O negócio, avaliado em R$ 21,8 bilhões, foi anunciado na última segunda-feira e representa um marco para a indústria aeronáutica brasileira, especialmente em um momento de incertezas no comércio internacional, com tarifas dos EUA pressionando exportações nacionais.
As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com remessas ao longo de quatro anos. O contrato ainda prevê a possibilidade de compra de mais dez aeronaves. O E195-E2, da família de aviões de nova geração da Embraer, é certificado para operar com até 100% de combustível sustentável de aviação (SAF), reforçando o compromisso ambiental da empresa e da SAS.
‘O E195-E2 é uma aeronave inovadora em termos de eficiência, desempenho e conforto do passageiro. Estamos confiantes de que essas aeronaves vão desempenhar um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS’, afirmou Arjan Meijer, CEO da Embraer para aviação comercial.
A SAS pretende renovar sua frota para aumentar a eficiência e reduzir emissões de poluentes, partindo de seu hub em Copenhague, na Dinamarca. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância do negócio para o Brasil, mesmo diante dos desafios do comércio internacional.
Com a tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros, o governo busca alternativas para minimizar impactos nas exportações de aeronaves, que estão entre as principais do país. O contrato com a SAS consolida a estratégia da Embraer de diversificar mercados e ampliar sua presença global, garantindo empregos e investimentos no setor aeronáutico brasileiro.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo