PolíticaEstado

Em Cristalina, Daniel Vilela participa da abertura da 1ª ExpoIrrigação

O governador em exercício Daniel Vilela participou, nesta quarta-feira (16/07), da abertura oficial da 1ª ExpoIrrigação, maior feira de irrigação do estado, que segue até domingo (20/07), no Parque de Exposições de Cristalina.

O evento integra as comemorações dos 109 anos do município, celebrado em 18 de julho, e consolida a cidade como “capital da irrigação”, reforçando seu protagonismo na produção agrícola de alto rendimento.

Em seu discurso, Daniel Vilela destacou a relevância estratégica da irrigação para a competitividade do agronegócio goiano.

“A irrigação é um diferencial para mantermos a produtividade, mesmo em períodos de estiagem, garantindo segurança alimentar, geração de empregos e sustentabilidade. Goiás é referência nacional, e Cristalina é símbolo desse avanço, com tecnologia e inovação que inspiram o país”, afirmou o governador em exercício.

O prefeito de Cristalina, Dr. Luís Otávio, celebrou a consolidação do município como referência em agricultura irrigada.

“Cristalina é exemplo de que é possível unir tecnologia, produtividade e sustentabilidade. Este evento reforça nossa posição como polo de inovação agrícola e impulsiona a economia local”, disse ele.

1ª ExpoIrrigação

ExpoIrrigação em Cristalina
1ª ExpoIrrigação segue até domingo (20/07), no Parque de Exposições de Cristalina (Foto: Walter Folador)

A 1ª ExpoIrrigação reúne estandes de empresas do setor, instituições financeiras, cooperativas e órgãos técnicos, além de uma programação com palestras sobre manejo sustentável da água, energia renovável e uso de tecnologia para otimizar a produção irrigada.

Entre os palestrantes estão representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Sistema Faeg, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), universidades e outras entidades do setor agropecuário.

Durante a abertura do evento, o presidente da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Luiz Carlos Figueiredo, agradeceu as demonstrações de apoio e as parcerias firmadas com entes públicos e privados.

Ele destacou o objetivo da feira de estimular as melhores práticas no segmento e desenvolver a agricultura irrigada na região e no estado.

“O Planalto Central é privilegiado. Aqui se produz de tudo, só não produz se não plantar”, declarou ele.

Além das palestras técnicas e exposição de soluções em irrigação, a programação da 1ª ExpoIrrigação oferece shows e rodeios até domingo (20/7), com apresentações de Mari Fernandez, Rio Negro & Solimões e Zezé Di Camargo.

Polo de irrigação

Com 67.487 hectares irrigados, Cristalina lidera a produção irrigada em Goiás. A tecnologia impulsiona culturas como alho, batata, cebola e café, além de grãos. A cidade, que detém um dos maiores PIBs agropecuários do país, conta com mais de 630 pivôs instalados, sendo considerada o maior polo de irrigação da América Latina.

A projeção é que, até 2040, o município alcance 104.456 hectares irrigados, consolidando ainda mais sua liderança no segmento.

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Goiás soma atualmente 721 mil hectares irrigados, com estimativa de chegar a 1,1 milhão de hectares até 2040. O Governo de Goiás apoia projetos de irrigação por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO Rural), que em 2025 já aprovou R$ 6,2 milhões em investimentos para infraestrutura hídrica.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo