MundoNacional

Donald Trump convida Jair Bolsonaro para sua posse nos Estados Unidos e ex-presidente solicita retorno de passaporte ao STF

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar de sua posse, que ocorrerá em Washington no próximo dia 20 de janeiro. Em resposta ao convite, Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para reaver seu passaporte, que está sob restrição.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) confirmou o pedido de restituição do passaporte por meio da rede social X (antigo Twitter), assim como o próprio ex-presidente. “O advogado do presidente Bolsonaro já peticionou ao ministro Alexandre de Moraes, solicitando seu passaporte de volta, para que assim ele possa viajar aos EUA, acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro”, declarou Eduardo Bolsonaro.

Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes permitiu uma exceção para Bolsonaro, autorizando-o a comparecer ao velório e à Missa de Sétimo Dia da mãe de Valdemar Costa Neto. Contudo, o ex-presidente segue proibido de manter contato com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, ambos sendo investigados em relação a uma possível tentativa de golpe de Estado em 2022.

Em relação ao convite de Trump, Bolsonaro expressou sua honra por ser convidado à cerimônia e agradeceu ao filho, Eduardo Bolsonaro, pelo trabalho em fortalecer a relação com a família do presidente norte-americano. O advogado de Jair Bolsonaro é Paulo Bueno.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo