O Parque Mutirama foi reaberto e se tornou novamente objeto de disputa entre ambulantes e projetos esportivos que buscam ocupar a área externa do local.
O espaço sobre o túnel da Avenida Araguaia foi criado pela Prefeitura de Goiânia como um complexo de convivência e prática esportiva.
Como mostrado pelo jornal O Popular, a professora de Educação Física Wagnér Costa, de 71 anos, que mantém treinos de basquete gratuitos no local, diz que a convivência com os vendedores se tornou insustentável, com carros de ambulantes estacionados nas quadras, situação observada em todos os dias de funcionamento do parque.
A Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) afirma que o espaço é exclusivo para a passagem de visitantes durante os dias e horários de funcionamento do parque, que atualmente é de quinta a domingo das 10h às 16h, só sendo destinada para esportes nos demais dias.
O local em disputa conta com quadras de vôlei, peteca, basquete, golzinho, espaço para convivência e sete casas cenográficas inspiradas na cidade de Goiás e em Pirenópolis.
“Nós ficamos sem o espaço lá dentro, mas ao menos nos deram esta opção aqui na área externa e já está de bom tamanho, mas agora nem isso”, reclama a professora.
“Fica um jogo de empurra-empurra. E nessa o esporte está sendo colocado de lado”, afirma Wagnér, que diz que o projeto é mantido por sua paixão pelo esporte e por acreditar no potencial dos adolescentes que passam por ela.
Sobre a ocupação massiva de ambulantes no local, a Agetul diz que a obrigação de verificar o uso do local é competência da Secretaria Municipal de
Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). “Portanto, cabe a Seplanh fiscalizar o uso do espaço”, diz em nota. Apesar de não apontar uma possível solução para a questão, a pasta diz que “oferece meios para que os esportistas possam participar dos programas de Lazer da Agência”.
Também por meio de nota resposta, a Seplanh afirma que irá direcionar uma equipe de auditores ao local para notificar os responsáveis acerca da irregularidade da ocupação da área e que juntamente com os demais órgãos envolvidos na questão irá encontrar uma solução para a questão.