Dia das Crianças deve movimentar quase R$ 10 bilhões no comércio em 2025

Por Ana Lucia
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O comércio brasileiro se prepara para um dos períodos mais movimentados do ano. Ontem (01/10), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que as vendas para o Dia das Crianças, no próximo dia 12 de outubro, devem alcançar R$ 9,96 bilhões. Se confirmada, a projeção representará um crescimento de 1,1% em relação a 2024, configurando o melhor desempenho da data em 12 anos.
O valor esperado fica atrás apenas de 2014, quando o faturamento chegou a R$ 10,5 bilhões, já corrigidos pela inflação.
Atualmente, a celebração ocupa a terceira posição entre as datas mais importantes para o varejo, atrás apenas do Natal (R$ 72,8 bilhões em 2024) e do Dia das Mães (R$ 14,5 bilhões em 2025).
Segundo a CNC, os setores de vestuário, calçados e acessórios devem liderar as vendas, somando R$ 2,71 bilhões (27% do total). Em seguida aparecem eletroeletrônicos e brinquedos (R$ 2,66 bilhões), farmácias e perfumarias (R$ 2,15 bilhões), móveis e eletrodomésticos (R$ 1,29 bilhão), além de hiper e supermercados (R$ 690 milhões).
Apesar do otimismo, o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, alerta que o crescimento poderia ser maior não fosse o cenário econômico. Com a taxa Selic mantida em 15% ao ano, o crédito ficou mais caro, encarecendo financiamentos e parcelas no cartão. “O consumidor precisa escolher: vai parcelar o brinquedo ou pagar o cartão? Com juros altos, muitos colocam o pé no freio”, explica.
Esse quadro pressiona também a inadimplência: em agosto, 30,4% das famílias estavam com contas em atraso, o maior índice da série histórica iniciada em 2010.
Os preços de produtos típicos da data subiram mais que a inflação geral. A chamada “inflação das crianças” ficou em 8,5%, puxada por chocolates (24,7%), doces (13,9%) e lanches (10,9%). Já brinquedos (4,1%) e roupas infantis (3,3%) registraram aumentos menores.