
O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, e a primeira-dama, Dairdes Darrot, abriram, na manhã da quinta-feira (04/07), a tradicional romaria de carros de bois, no carreiródromo municipal Ada Cyra. O desfile saiu do santuário matriz do Divino Pai Eterno, conhecido como santuário velho, onde os participantes receberem a benção.
O desfile contou com 360 carros de bois de diversos municípios de Goiás e de outros estados. A romaria é tombada desde 2016, como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Entre as diversas autoridades presentes estavam o governador Ronaldo Caiado e primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, senador Vanderlan Cardoso, superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, vice-prefeito Cabriny, deputados, vereadores, secretários municipais e romeiros de diferentes partes do país.
Jânio Darrot destaca a importância do grande desfile para Goiás e para o Brasil. “Mantemos vivas as tradições culturais e valorizamos nossas raízes”, disse. O evento remonta as origens da devoção ao Divino Pai Eterno, em 1840. “É a imensa fé que resiste ao tempo”, afirma.
O prefeito ressalta os esforços realizados para tornar realidade um evento de grande dimensão. Ele agradeceu aos colaboradores municipais que trabalharam na organização e exaltou as parcerias com o Governo do Estado de Goiás e com a Caixa Econômica Federal.
DESFILE REÚNE 8 MIL CAVALEIROS E MULADEIROS NO CARREIRÓDROMO
O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, e a primeira-dama, Dairdes Darrot, recepcionaram, na manhã de sexta-feira (05/07), cerca de 8 mil cavaleiros e muladeiros durante desfile no carreiródromo municipal Ada Cyra.
O governador Ronaldo Caiado se fez presente no desfile com sua comitiva e foi recepcionado pelo prefeito Jânio Darrot. O evento já é tradicional na romaria do Divino Pai Eterno, com início do trajeto no santuário Matriz, onde os participantes recebem a benção.
Jânio Darrot destaca a importância do desfile como preservação das tradições goianas e do homem do campo. “Não medimos esforços no sentido de realizar, todos os anos, uma grande festa para os moradores e para os milhares de romeiros que vêm de todo o Brasil”, diz ele.