Estado

Desempenho do Vapt-Vupt é impulsionado por Aprendizes do Futuro

O número de atendimentos do Vapt-Vupt saltou de uma média de 22 mil para 93 mil ao mês, um aumento de mais de 400%, com a atuação de 177 jovens do programa Aprendiz do Futuro nesses locais. Eles ficam posicionados na linha de frente de 65 unidades em todo o Estado e, assim que o usuário chega, se apresentam para saber qual é a demanda e procuram resolvê-la no Expresso Totem, que disponibiliza mais de 30 serviços do Governo de Goiás, sem necessidade de prosseguirem para o guichê.
 
O Aprendiz do Futuro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), é uma das políticas do Goiás Social voltada para jovens em vulnerabilidade econômica. O secretário Wellington Matos destaca que, ao promover o maior programa de socioaprendizagem do mundo, o Governo de Goiás oferece a oportunidade de acesso ao primeiro emprego de forma qualificada a 6.250 jovens nos 246 municípios goianos e, a exemplo do que ocorre no Vapt-Vupt, potencializa o atendimento aos usuários do serviço público. 
                                                   
O programa atende estudantes da rede pública ou bolsistas da rede particular e aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos. Jovens com deficiência, que cumprem medidas socioeducativas e membros de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos e afrodescendentes são prioridade. E, ainda, aqueles pertencentes a famílias que possuam em sua composição mulheres vítimas de violência doméstica. Os menores possuem carteira assinada e salário de R$ 569,36, além de R$ 150,00 de vale alimentação, décimo terceiro, férias, seguro de vida, vale transporte, tablet com internet para fazer cursos de capacitação. Também têm aulas de reforços de Português e Matemática e recebem acompanhamento psicossocial.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo