ESPORTE

Deputado Vinicius Cirqueira representa o Legislativo goiano na 30ª edição do Universíade de Verão em Nápoles

O evento é considerado como maior campeonato universitário e a segunda maior competição poliesportiva do mundo

O deputado estadual Vinícius Cirqueira (PROS) esteve na cidade de Napoli, na Itália, representando o Legislativo goiano na Universíade, competição mundial de desportos universitários, realizado no início do mês de julho. O parlamentar, que é multimedalhista de Taekwondo, acompanhou os atletas brasileiros junto à Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). “Me senti muito feliz e honrado pela oportunidade de ter passado todos aqueles dias ao lado da delegação brasileira na Universíade”, afirmou.

Vinícius Cirqueira acompanhou de perto todos os passos dos jovens atletas brasileiros e reafirmou a importância do esporte como ferramenta de transformação social, além da satisfação pela participação “Foi muito emocionante ter visto a vida daqueles jovens transformada pelo esporte, percebê-los tão dedicados a um ambiente tão saudável e podendo conhecer outra cultura, novos lugares e novas pessoas”, declarou.

Vice-presidente da CBDU região Centro-Oeste, Lusimar Santos afirma que a participação de Vinícius Cirqueira no evento foi importante porque vários atletas goianos participaram da competição, além de ter proporcionado segurança à comissão técnica, aos atletas e à Comissão Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). “A presença do deputado mostrou uma aproximação do Legislativo goiano com os atletas do nosso Estado”, disse.

À frente da Federação Goiana de Desporto Universitário, Lusimar elogiou ainda a iniciativa do deputado em acompanhar de perto os atletas goianos na competição “Cada vez que um parlamentar participa de um evento esportivo forma ativa e efetiva, coloca a participação do Estado em si, com as devidas responsabilidades que temos da política pública esportiva”. Lusimar destacou ainda a proximidade de Vinícius Cirqueira com o esporte, em função de sua formação esportiva no taekwondo.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para tratar sobre projetos de incentivo ao esporte. “Tive o prazer de estar com o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Washington Cerqueira (Coração valente), conversando sobre projetos de incentivo ao esporte como ferramenta de transformação social”, declarou.

Os atletas brasileiros competiram em sete modalidades: atletismo, futebol, ginástica artística, judô, natação, taekwondo e vôlei. A delegação foi formada por 170 pessoas. Os jogos acontecem a cada dois anos.

 

Universíade

Com 60 anos de história, a Universíade chegou à 30ª edição de volta ao lugar onde tudo começou: a Itália. Se há seis décadas Turim realizou a primeira Universíade, dessa vez a cidade escolhida para ser sede do maior evento mundial de desporto universitário foi Nápoles.

Os números da trigésima edição dão uma ideia do tamanho da competição. Foram 5971 atletas, de 127 países, em 18 esportes. com 222 medalhas em disputa. Trata-se do segundo maior evento poliesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. (Fonte: Ana Paula Almeida)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo