Estado

De volta: Festas juninas chegam a movimentar R$100 milhões em Goiás

Temporada do evento, considerado maior que o Carnaval, começa em 02 de junho e promete matar a saudade dos foliões após dois anos suspensa. Ensaios começam com até nove meses de antecedência

Chamada de quermesse, arraiá ou festa junina, a temporada de uma das maiores festas nacionais começa daqui a pouco mais de uma semana. O evento reaparece na programação de escolas, igrejas, empresas e governos a partir de 02 de junho após dois anos suspensa por causa da pandemia matando a saudade dos foliões e reaquecendo a economia. Em Goiás, o chamado movimento junino chega a movimentar R$ 100 milhões.

A festa chega a envolver cerca de 100 pessoas por grupo junino apenas na dança, sendo 1,4 mil somente de dançarinos. Segundo o presidente da Federação das Quadrilhas Juninas de Goiás (Fequajugo), Alex Gontijo, são 14 deles filiados e outros 12 independentes em atuação regional.

Na cadeia produtiva da economia envolvida fazem parte setores ligados à estrutura, transporte, comida, confecção das peças, tecido, produção, cenário, cabelo, maquiagem, coreógrafo, decoração, palco e som, por exemplo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo