Cursos gratuitos para mulheres em Aparecida abrem portas para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, lançou cursos profissionalizantes gratuitos voltados exclusivamente para mulheres, oferecendo oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho. A iniciativa é fruto de parceria com a Secretaria da Retomada do Governo de Goiás, Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), Programa Goiás Social e Universidade Federal de Goiás (UFG).
As turmas já estão completas e recebem aulas teóricas e práticas na sede da Secretaria da Mulher e em espaços adaptados. “Os cursos são estruturados com 20% de teoria e 80% de prática. Essa metodologia garante que as alunas saiam realmente preparadas para o mercado de trabalho”, explica a secretária da Mulher, Carolina Araújo.
A procura foi grande, e novas oportunidades serão abertas em breve. Interessadas podem deixar o nome no cadastro reserva para serem avisadas quando as inscrições forem disponibilizadas novamente.
Entre os cursos oferecidos estão alongamento e design de unhas, manicure e pedicure, cabeleireiro e escovista, design de sobrancelhas e henna, corte e costura, oratória e estratégias de divulgação de produtos nas redes sociais. “Esses cursos representam um investimento e incentivo às mulheres, para que assumam protagonismo no mercado de trabalho. Contamos com o apoio do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e da primeira-dama Gracinha Caiado na defesa dos direitos das mulheres”, reforçou Carolina.
Entre as alunas está Naira Borges dos Santos, de 25 anos, moradora do setor Colina Azul. Casada e mãe de uma menina de um ano, ela vê no curso uma oportunidade de transformação pessoal e profissional.
“Vim para conseguir uma fonte de renda e espero que futuramente eu possa trabalhar com isso. Hoje fico só em casa, e o curso é uma chance de conquistar meu próprio salário. Melhorar a renda da família e alcançar minha independência financeira é muito importante para mim”, contou Naira.