Covid-19: Aparecida de Goiânia inicia reforço em crianças de 5 a 11 anos
Esta terceira dose já pode ser administrada quatro meses após a segunda e é essencial para a proteção da faixa etária
A Secretaria de Saúde de Aparecida iniciou nesta quinta-feira (5) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. A iniciativa segue indicações de nota técnica da coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) publicada na última quarta-feira (4).
Esta terceira dose já pode ser administrada quatro meses após a segunda e é essencial para a proteção da faixa etária.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, ressalta que “as vacinas não impedem a contaminação, mas salvam vidas evitando complicações e internações, inclusive prevenindo a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica, que os especialistas têm associado à Covid-19. Por isso pedimos aos pais e responsáveis que completem o esquema vacinal de toda a família, principalmente o das crianças”.
As mudanças determinadas pelo Ministério da Saúde são embasadas por estudos que apontaram mais eficácia, para essa faixa etária, na neutralização das variantes Ômicron e original após a dose de reforço. A pasta ainda destaca que testes clínicos e experiências em outros países comprovaram a segurança dos imunizantes e a importância da ampliação da cobertura vacinal para as crianças para prevenir agravamentos da covid-19.
O Ministério da Saúde também recomenda, enfaticamente, a administração simultânea de vacinas contra a Covid-19 com outros imunizantes do calendário vacinal infantil para garantir uma ampla proteção às crianças.
A vacinação para o público acima de 5 anos está disponível em 35 salas de vacinas espalhadas por toda a cidade e sem necessidade de agendamento, e, para crianças de 6 meses a 4 anos, em sete postos.