Conclave começa no Vaticano para escolha do novo papa da Igreja Católica

Da Redação
[email protected]
O Vaticano vive um momento decisivo com o início do conclave que elegerá o 267º papa da Igreja Católica. As cerimônias tiveram início no último dia 7, logo às 5h (horário de Brasília), com a tradicional missa Pro Eligendo Romano Pontifice, celebrada na Basílica de São Pedro. A liturgia reuniu os 133 cardeais eleitores que, em seguida, iniciaram os protocolos solenes para o início da eleição.
Após a missa, os cardeais seguiram para a Capela Paulina, onde rezaram a Ladainha de Todos os Santos e caminharam em procissão até a Capela Sistina. Já no local mais reservado do Vaticano, prestaram juramento de fidelidade ao processo e sigilo absoluto. Com a ordem extra omnes, que determina a saída de todos os não autorizados, foi dado início ao conclave. Antes da primeira votação, o cardeal Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, conduziu uma breve meditação.
Desde o último sábado, o Vaticano se preparou intensamente para o evento. A Capela Sistina recebeu um piso especial, além do fogareiro e da chaminé por onde sairá a fumaça preta ou branca — sinalizando ao mundo se houve, ou não, a escolha do novo pontífice.
A partir do dia 8, os cardeais passam a votar até quatro vezes ao dia — duas pela manhã e duas à tarde. Para que um nome seja escolhido, são necessários dois terços dos votos: pelo menos 89. Se nenhuma decisão for tomada, as cédulas são queimadas e a fumaça preta sobe, indicando que o processo continua. Se o fumo for branco, é sinal de que o novo papa foi eleito.
Caso não haja consenso até o próximo domingo (11), o conclave poderá ser pausado para orações e conversas informais entre os eleitores. O processo pode durar até 10 dias, com pausa obrigatória a cada sete votações. Se após 33 ou 34 votações nenhum nome for escolhido, os dois mais votados disputarão um segundo turno — ainda exigindo a maioria qualificada de 2/3 dos votos.
A última eleição papal ocorreu em 2013, quando o argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito como Papa Francisco após dois dias de votações. Agora, com a morte do pontífice latino-americano, o mundo católico volta seus olhos à Capela Sistina, à espera da fumaça branca e do anúncio: “Habemus Papam”.