Cidades

Combate ao incêndio no 6º dia se concentra no Vale da Chapada dos Veadeiros

Goiânia – O combate ao incêndio na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros entra nesta sexta-feira (17/9) no sexto dia seguido. De acordo com o coordenador da força-tarefa, o capitão Luiz Antônio Dias Araújo, do Corpo de Bombeiros, os trabalhos de contenção das chamas se concentram hoje no Vale da Chapada dos Veadeiros, no extremo norte do parque, conhecido como Região dos Cristais.

Os bombeiros informam que o foco de incêndio na Região dos Cristais, no Vale da Chapada dos Veadeiros, começou na noite de quinta-feira (16/9). Além da frente de combate nesse ponto, os brigadistas também tentam conter o avanço do fogo na região do Rio dos Couros, ao sul do Parque Estadual Águas do Paraíso.

“Ontem tivemos um acidente de trânsito na região do Vale da Chapada dos Veadeiros. Uma carreta que transportava cimento tombou na pista. O atrito da carroceria da carreta com o asfalto criou fagulhas e incendiou a vegetação dos dois lados da pista, criando uma outra grande frente de incêndio ao norte do parque”, detalha Araújo. O capitão informa que as brigadas que estavam na região de Teresina de Goiás, próximo a Cavalcante, conseguiram debelar o incêndio que se aproximava da região do Quilombo Kalunga.

Segundo o coordenador da força-tarefa, será feito um trabalho durante toda a sexta-feira de monitoramento da região da Boa Vista, próximo ao distrito de São Jorge, em Alto Paraíso. As áreas nas quais as equipes conseguiram acabar com o incêndio serão vigiadas para evitar que surjam novos focos de queimada.

Na quinta-feira
Ainda na quinta-feira (16/9), Araújo diz que foram controlados incêndios na região do Moinho, fogo que se aproximava da cidade de Alto Paraíso. O Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuaram para dar fim às chamas no local.

Outro foco de incêndio combatido ontem foi verificado na Estação de Tratamento de Água da Saneago em Alto Paraíso. O fogo foi combatido e encerrado pelos voluntários da Rede Contra Fogo. A força-tarefa conta com o reforço de 20 bombeiros militares do Distrito Federal. Mais uma aeronave foi incluída no aparato de combate às chamas. Agora a força-tarefa conta com quatro aviões nas ações.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo