AlegoPolítica

Clécio Alves comemora aprovação de projeto que beneficia pessoas com TDAH e dislexia

Deputados de Goiás aprovam Projeto de Lei que amplia benefícios para pessoas com TDAH

Um projeto de lei (PL) para ampliar os benefícios para pessoas diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia passou pelo segundo crivo do Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta segunda-feira, 13. A proposta é assinada pelo deputado Clécio Alves (Republicanos), e se refere a uma alteração da Lei já existente desde 2017, que garante atendimento especializado para esse grupo nos concursos públicos e vestibulares.

A lei existente, nº 19.913, prevê tempo adicional para pessoas diagnosticadas com algum desses dois transtornos de desenvolvimento tenham tempo adicional para responderem provas. A nova proposta (nº 2211/23) objetiva modificar a lei para duplicar o tempo oferecido para esses candidatos nos exames realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO).

No PL, Clécio argumenta que a dislexia, bem como o TDAH, são distúrbios cerebrais que afetam a aprendizagem e prejudicam a codificação, a leitura, a escrita, a atenção, a concentração, a capacidade de concluir tarefas e, em alguns casos, a oralidade. E por essa razão, o projeto de lei visa assegurar a igualdade e a razoabilidade em relação aos demais candidatos. Essas debilidades podem provocar dificuldade na memória e na interpretação de textos e dificultar a boa performance do candidato durante a aplicação dos exames.

“Este projeto de lei é fundamental para assegurar a igualdade e a razoabilidade em relação aos demais candidatos. É uma medida que visa a garantir que pessoas com TDAH e dislexia tenham a oportunidade de demonstrar seu potencial em igualdade de condições, permitindo que eles alcancem seus objetivos acadêmicos e profissionais”, afirmou o deputado Clécio Alves.

A proposta segue agora para sanção do governador Ronaldo Caiado.

Quais os sintomas TDHA em uma pessoa adulta?

Descuido nas atividades, falta de organização, dificuldade em manter a concentração e atenção, inquietude e hiperatividade são apenas alguns dos sintomas típicos do adulto com TDAH

O que é TDAH?
O TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, como já dito anteriormente, é um transtorno com causas genéticas, ambientais e biológicas, que na maioria das vezes, se manifesta ainda na infância.

Além disso, entre as suas principais características estão a:

  • Desatenção;
  • Impulsividade;
  • Inquietude motora ou também conhecida como hiperatividade.

Lembrando que o TDAH também pode aparecer como o DDA, Distúrbio do Déficit de Atenção em alguns lugares.
Apesar desse transtorno se manifestar desde a infância, os sintomas aparecem com mais clareza durante a fase escolar. Isso acontece porque a criança passa a frequentar um novo ambiente de interação e raciocínio, e é a partir dessa fase que as dificuldades se tornam mais evidentes.
Essa circunstância também é muito mais comum para diagnosticar um transtorno de aprendizagem como discalculia e dislexia, por exemplo.
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH está presente em até 8% da população infantil no país e no mundo todo. Já em adultos esse número costuma ser menor.

Os principais sintomas do TDAH
Conheça as principais características que envolvem o TDAH em adultos, adolescentes e crianças:

  • Dificuldade para prestar atenção em detalhes e tarefas;
    Parece não escutar quando se fala diretamente com ele (a);
  • Não segue instruções e tem problema em finalizar tarefas do dia a dia;
    Possui dificuldade para se organizar;
  • Perde coisas necessárias para realizar tarefas do dia a dia;
  • É facilmente distraído por estímulos externos;
  • Tem dificuldade em ficar sentado em lugares como salas de aula ou recepção;
  • Corre ou sobre muito nas coisas;
  • Tem dificuldades para brincar calmamente;
    F- ala muito, explode em respostas antes das questões serem completadas;
  • Tem dificuldade em esperar a sua vez e acaba interrompendo os outros;
  • Às vezes responde com agressividade diante de frustrações (é necessário diferenciar nesses casos, com o transtorno opositor desafiador).

Qual o tratamento para TDAH?

  • Orientação psicológica

-Medicamentos

-Mudança de hábitos

Mudanças simples de hábitos do dia a dia também podem ajudar no tratamento, em conjunto com a terapia e os medicamentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo