Mundo

Cidade com 3 mil anos é descoberta e se torna atração turística

Da Redação
[email protected]

O governo do Peru anunciou, no último dia 3, a abertura do sítio arqueológico de Peñico, localizado na província de Huaura, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Lima. A cidade milenar, com mais de três mil anos de existência, será aberta ao público no próximo sábado, 12 de julho, com estrutura turística e um festival cultural.
Após oito anos de escavações, o local foi adaptado com rotas de visitação, centro de interpretação e estrutura para receber turistas.
A inauguração marcará também o início do Peñico Raymi, festival que celebra a cultura local com rituais andinos e homenagem à deusa Pachamama, símbolo da fertilidade na tradição indígena.
Peñico se localiza a 600 metros acima do nível do mar e foi, segundo pesquisadores, um importante centro de intercâmbio entre comunidades da costa do Pacífico, Andes e Amazônia.
Entre os achados estão 18 estruturas, incluindo o edifício monumental B1-B3, com objetos cerimoniais e desenhos de pututus, instrumentos musicais feitos de conchas.
A arqueóloga Ruth Shady, responsável pelas pesquisas, afirma que Peñico seguiu a tradição da civilização de Caral, mas com papel estratégico próprio. O sítio reforça a importância do Peru como berço de civilizações pré-colombianas, ao lado de locais como Machu Picchu e as Linhas de Nazca.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo