Aparecida de Goiânia

Ciclovia da Avenida Rio Verde recebe nome de importante ativista do ciclismo aparecidense

Edson de Melo Alves é um dos fundadores do grupo GO Ciclo e faleceu ano passado após complicações decorrentes de um acidente doméstico

A ciclovia da Avenida Rio Verde, uma das principais vias de Aparecida de Goiânia e que marca a divisa com a capital, Goiânia, foi oficialmente batizada com o nome de Edson de Melo Alves, ativista do ciclismo na região metropolitana. A homenagem foi formalizada em um passeio ciclístico realizado por toda a avenida na manhã deste domingo, 08. O pedal foi acompanhado por autoridades, familiares do homenageado e grupo de ciclistas.

Edson de Melo Alves, falecido em 2023, dedicou grande parte de sua vida à promoção do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e à luta por mais segurança e infraestrutura para ciclistas em Aparecida de Goiânia. Ele também foi um dos idealizadores do grupo GO Ciclo, que completou uma década de existência neste ano.

A irmã de Edson, Ângela de Melo, destacou a trajetória do irmão no ciclismo aparecidense. “Em 1986 o Edson adquiriu sua primeira bicicleta e de lá pra ca ele foi evoluindo cada vez mais no ciclismo. Já teve oportunidade de irmos para Ubatuba e ele com a bicicleta. Tenho certeza que onde ele estiver está muito feliz pela homenagem e orando por nós, confiante que tudo dará certo”, pontuou.

A iniciativa de nomear a ciclovia partiu de um projeto de lei apresentado pelo vereador Diony Nery. Segundo o parlamentar, essa homenagem serve para manter viva a memória de Edson de Melo. “Eu sou um esportista e reconheço a importância da bicicleta. Essa ciclovia recém reformada pelo Prefeito Vilmar Mariano agora leva o nome de uma pessoa que também lutou pelo esporte em Aparecida”, ressaltou.

A ciclovia da Avenida Rio Verde é uma das grandes obras de Aparecida, que foi revitalizada em parceria com a Prefeitura de Goiania. Além da ciclovia, o local recebeu iluminação em LED, paisagismo e um recapeamento nos dois sentidos da pista. Com 12 quilômetros de extensão, ela conecta importantes bairros e oferece um trajeto seguro para quem opta pela bicicleta como meio de transporte ou lazer.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida, Marcelo Augusto, frisou o legado do homenageado. “Essa ciclovia não é apenas um local de mobilidade e lazer. Ela passa a ser um símbolo de respeito a vida e as contribuições do Edson. Sua história agora inspirará a todos que por ela passar”, afirmou.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo