Chuvas fora de época deixam mais de 100 mortos na Índia e no Nepal

Da Redação
[email protected]
Mais de 100 pessoas morreram após fortes chuvas atingirem diferentes regiões da Índia e do Nepal desde quarta-feira (9). O fenômeno climático extremo surpreendeu meteorologistas, já que o período de monções, responsável pelas chuvas intensas na região, costuma começar apenas em junho.
Segundo o Departamento Meteorológico da Índia (IMD), os alertas foram elevados diante do risco de múltiplos eventos climáticos, incluindo ondas de calor no oeste do país e tempestades severas nas regiões leste e central. Tempestades de poeira e granizo também foram registradas em pelo menos 15 localidades.
O estado de Bihar, no leste da Índia, é o mais afetado até o momento, com 82 mortes registradas nos últimos dois dias. Em Uttar Pradesh, estado mais populoso do país, ao menos 18 pessoas morreram em decorrência de raios e tempestades. Já no Nepal, oito mortes foram confirmadas pela Autoridade Nacional de Desastres.
As autoridades meteorológicas alertam que o tempo instável deve persistir até a próxima segunda-feira (14), com a possibilidade de ventos fortes e novos episódios de raios. Há temor de que o número de vítimas continue a crescer.
Este episódio reforça a preocupação com a crescente frequência de fenômenos climáticos extremos na região do Sul da Ásia, muitas vezes associados às mudanças climáticas globais.