Aparecida de GoiâniaPolítica

“Chegada da escola de tempo integral é de extrema importância”, reconhece Professor Alcides

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
A iniciativa prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais). Nesse âmbito, são consideradas propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral, e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
Membro da Comissão de Educação, na Câmara dos Deputados, Professor Alcides (PL) defende a iniciativa.

Leia também: Professor Alcides participa do lançamento da pedra fundamental do Câncer Center Oncoclínicas Goiânia

“Essa é uma defesa que faço há muitos anos, inclusive, na primeira semana na Comissão de Educação no meu primeiro mandato, em 2019, apresentei um requerimento ao governo da época [Bolsonaro] que transformasse todas as nossas escolas em escolas de tempo integral. Essa chegada da escola de tempo integral, em 2024, é de extrema importância. Defendo também as escolas militares porque são duas escolas que irão disciplinar e, consequentemente, fazer com que nossas crianças possam levar vantagens na educação”, explica o deputado federal pelo Estado de Goiás.

Outro tema em evidência é a inteligência artificial.
O parlamentar lembra que se trata de uma ferramenta importante se for usada para o bem. Ele também Lembra dos riscos se for utilizada com objetivos obscuros. “A inteligência artificial é de muita importância. Nossa preocupação é com o uso dela nas eleições porque pode ser uma faca de dois gumes porque tem muita gente malandra na política que pode usar para o crime, para caluniar, difamar e fazer fake news. Nesse aspecto eu condeno, mas no aspecto positivo eu aprovo”, enfatiza.

Leia também: Professor Alcides recebe apoio de quatro partidos; deputado aposta no bolsonarismo na disputa pela Prefeitura de Aparecida

Fim da reeleição
Deve entrar na pauta do Senado, ainda neste primeiro semestre, as discussões sobre a reforma eleitoral que, entre outras coisas, prevê uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição e cria mandatos de cinco anos para todos os cargos eletivos.
“Sempre fui a favor da unificação dos mandatos e creio que o mandato de cinco anos será muito bom para tudo e para todos. A reeleição para prefeito, governador e presidente da República não é um instrumento bom porque o agente político pode utilizar dos meios legais e oficiais para fazer política em benefício próprio. Sou pré-candidato a prefeito na cidade de Aparecida de Goiânia, mas sou a favor de não termos a reeleição, sou a favor de um mandato de cinco anos”, dispara Professor Alcides.
Questionado pelo jornalista Carlos Nascimento, da Rádio Vale FM, se uma boa administração não mereceria mais quatro anos, o deputado foi categórico. “Merece, mas acho que o melhor é a alternância de poder. Se o cidadão fez um bom trabalho que ele volte cinco anos depois e faça outro excelente trabalho por mais cinco anos. Assim, tenho certeza que fica melhor do que a eleição direta. O uso da máquina prejudica muito os adversários, por exemplo, do prefeito em ação”.

Eleições 2024
O Partido Liberal trabalha com projetos ousados para as Eleições 2024. A sigla marcada pelo bolsonarismo ‘raiz’ e pelas chamadas pautas conservadoras entende que seu fortalecimento nas eleições municipais será fundamental para disputa presidencial, em 2026. Professor Alcides, que é bem alinhado com o senador e presidente do PL-GO, Wilder Morais, destaca as intenções da legenda.
“Estamos trabalhando para fazermos um número grande de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores muito grande para nos prepararmos para o embate de 2026. Tenho certeza que nosso presidente [Wilder], que será nosso pré-candidato a governador, está sendo bem preparado e orientado para disputarmos as eleições, em 2026, de igual para igual com o mandatário do governo que ai está”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo