ESPORTE

CBF confirma uso do impedimento semiautomático em 2026

O futebol brasileiro está prestes a adotar o impedimento semiautomático, recurso tecnológico que recria em 3D os lances analisados pelo VAR. A novidade foi confirmada pelo presidente da CBF, Samir Xaud, em entrevista ao programa Seleção SporTV.
De acordo com o dirigente, a ferramenta será utilizada nas duas principais competições do calendário nacional: a Série A do Brasileirão e a Copa do Brasil. O objetivo é aumentar a transparência e reduzir erros de arbitragem.
“É um investimento alto que a CBF vai fazer. Ano que vem teremos, sim, o impedimento semiautomático. Queremos dar início a essa ferramenta no Brasileiro e na Copa do Brasil. Acredito que vai ser muito útil para dar mais lisura às nossas competições”, afirmou Xaud.
A tecnologia já foi utilizada na Copa do Mundo do Catar (2022), na Liga dos Campeões da Europa e no Mundial de Clubes. No Brasil, cada partida custará em torno de R$ 100 mil, quase cinco vezes mais que o VAR tradicional, pois exigirá 12 câmeras especiais e adaptações em estádios de diferentes estruturas.
Além da inovação, Xaud destacou que a CBF também busca elevar o nível de seus árbitros, visando alcançar “a melhor arbitragem do mundo”.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo