Capital goiana é destaque nacional em água e esgoto

Da Redação
[email protected]
Goiânia conquistou destaque nacional nesta semana ao ser reconhecida, pelo Instituto Trata Brasil, como a melhor capital do país nos índices de saneamento básico e uma das mais eficientes em abastecimento de água. O anúncio foi feito durante o lançamento das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na Vila Alto da Glória, nesta quarta-feira (16/7), momento em que o prefeito Sandro Mabel ressaltou os avanços alcançados na gestão dos serviços essenciais à população.
O levantamento, que compõe o Ranking do Saneamento 2025, revela que 99,62% dos moradores de Goiânia contam com abastecimento de água tratada e serviço regular de coleta de esgoto. Segundo o Instituto, a capital superou amplamente a média nacional de atendimento em esgotamento sanitário, atualmente em 55,2%, e universalizou o acesso muito antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal de Saneamento, previsto para 2033. Os dados contemplam 100 dos maiores municípios brasileiros, reafirmando o protagonismo da cidade.
Ao comentar o resultado, Sandro Mabel destacou que a expansão dos serviços melhora diretamente a vida dos moradores. ‘Essa é uma grande notícia que está beneficiando milhares de famílias que vão ter essa comodidade de ter água e esgoto. E um esgoto que já vai para uma estação de tratamento. Isso impacta na saúde e no meio ambiente, pois temos redução de doenças com um esgoto devidamente tratado e em uma segurança de abastecimento de água potável para a população’, explicou o prefeito.
Outro ponto de destaque é o baixo índice de perdas de água na distribuição. Goiânia apresentou percentual de apenas 12,69%, o menor entre as capitais e muito abaixo da média nacional de 39,35%. A eficiência resulta do combate a vazamentos, controle de pressão, enfrentamento de ligações clandestinas e melhorias operacionais promovidas pela Saneago. ‘Menos água perdida significa mais abastecimento efetivo nas casas dos goianienses’, enfatizou Mabel ao agradecer à empresa pela parceria e pelo avanço na desburocratização dos processos que hoje dão mais agilidade à realização das obras necessárias. O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, anunciou investimento de R$ 4,1 milhões para instalação de 11,2 quilômetros de redes coletoras e um quilômetro de interceptor de esgoto, incluindo três travessias aéreas, beneficiando cerca de 2 mil moradores dos bairros Vila Alto da Glória, Residencial Cléa Borges e Residencial Parque Flamboyant. As obras, com término previsto para novembro, utilizam método não destrutivo, reduzindo escavações e impactos no trânsito e nas calçadas.
Ricardo ressaltou ainda que novos investimentos fortalecem o abastecimento de água em Goiânia, com a construção de adutoras de grande porte e integração dos sistemas João Leite e Meia Ponte, ampliando a segurança hídrica em regiões de crescimento populacional. Também está em operação assistida o tratamento secundário na Estação de Tratamento de Esgoto Dr. Hélio Seixo de Britto (ETE Goiânia), utilizando lodos ativados que elevam a eficiência da remoção de carga orgânica para 90%, contribuindo para a saúde pública e a preservação do Rio Meia Ponte.