Candidato perde horário e é impedido de entrar para o Enem em Goiânia

Jovem chegou 15 minutos após o fechamento dos portões e lamentou confusão com o horário; mais de 166 mil goianos fazem as provas neste domingo
O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começou com cenas de frustração e desatenção em Goiânia. O candidato Rodrigo Pereira de Brito, de 26 anos, perdeu o horário e chegou cerca de 15 minutos após o fechamento dos portões, sendo impedido de entrar no local de prova.
Morador do Setor Universitário, Rodrigo contou que foi de bicicleta até o colégio onde faria o exame e se confundiu com o horário, acreditando que o portão fecharia às 13h30, quando, na verdade, as regras do Inep determinam o fechamento pontual às 13h (horário de Brasília).
“Eu estava almoçando e ouvi na reportagem que a prova começava 13h30. Pensei que podia entrar até esse horário. Agora são 13h15 e eu preciso fazer, porque me preparei o ano todo”, lamentou o candidato.
Frustração e engano
Esta era a primeira vez que Rodrigo faria o Enem. Ele afirmou ter se dedicado durante todo o ano para tentar uma vaga em engenharia de software ou energias renováveis.
“Eu pensei que o portão fechava 13h30, quando começa a prova. Se tivesse um pouco de consciência humana, me deixavam entrar por causa de 15 minutos”, desabafou.
Mesmo frustrado, o candidato afirmou que pretende retornar no próximo domingo (16/11), quando será aplicado o segundo dia de prova, com questões de matemática e ciências da natureza.
Regras e horários
O Inep reforça que os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h, sem tolerância para atrasos. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h no primeiro dia, e às 18h30 no segundo.
Apenas os candidatos que permanecerem até os últimos 30 minutos de prova podem levar o caderno de questões.
Entre os itens obrigatórios estão: documento oficial com foto, cartão de confirmação e caneta esferográfica preta de corpo transparente. São aceitos documentos digitais, como e-Título, CNH Digital e RG Digital.
Aplicação em Goiás
Segundo o Inep, 166.761 inscritos realizam as provas em Goiás, sendo 56.365 concluintes do ensino médio da rede pública. No total, 99.392 participantes foram isentos da taxa de inscrição e 67.369 são pagantes.
No país, mais de 4,8 milhões de pessoas estão inscritas no Enem 2025.
Neste domingo, os estudantes respondem 90 questões de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, serão mais 90 perguntas, divididas entre matemática e ciências da natureza.



