Canal da Cidadania valoriza identidade cultural de Aparecida com conteúdo de interesse público
Possibilitar a universalização do acesso à informação, fomentando a produção de conteúdo local que coloque em evidência os valores e a identidade cultural sem perder o viés social que se espera de uma TV pública é a missão do Canal Cidadania de Aparecida. O mais novo veículo local de comunicação do município é resultado de uma união de esforços que teve início em 2013, quando a então Secretaria de Comunicação Social protocolou pedido de autorização no Ministério das Comunicações para a implantação da emissora local de TV para o município.
O prefeito Gustavo Mendanha, que sempre foi um dos grandes entusiastas do projeto, assumiu a articulação para dar celeridade aos trâmites de outorga desta que será a primeira estação local de TV de Aparecida. “A TV ainda é um dos instrumentos mais importantes de comunicação de massa e nada mais justo para uma população que tem uma identidade cultural tão rica e diversificada como a de Aparecida possa se reconhecer na telinha e que a grade de programação leve em consideração as necessidades e os interesses locais” – pontua o prefeito.
Segundo o jornalista Ozéias Laurentino Júnior, que é secretário executivo do Canal Cidadania de Aparecida e responsável pelo projeto, que está integrado à Chefia da Casa Civil, o processo de outorga encontra-se em fase adiantada. “A Anatel já atendeu nosso pedido e designou o Canal da Cidadania de Aparecida. Agora resta apenas a outorga definitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, que poderá acontecer a qualquer momento” – explica.
Ele conta que a primeira etapa da proposta de implantação da multiplataforma (internet e TV digital) já está disponível nas redes sociais e no Youtube. “Em breve nossa emissora pública 100% digital de Aparecida também estará operando no espectro da TV aberta, mas hoje nós já produzimos conteúdo próprio, com programas que interessam os moradores e que podem ser acessados tanto em nosso canal do Youtube quanto em nossas páginas do Facebook e do Instagram” – completa.
Conteúdo de interesse público
A principal característica do Canal da Cidadania é o uso da multiprogramação, recurso que permite dividir um canal de televisão em quatro faixas de programação simultâneas. Na prática, é como se quatro emissoras de TV pudessem ocupar o mesmo canal ao mesmo tempo e o espectador pode escolher com qual interagir. A primeira faixa (7.1) irá veicular apenas a programação institucional do Poder Executivo do município; a segunda (7.2), de mesma finalidade, apenas conteúdo do Governo do Estado de Goiás; as outras duas faixas (7.3 e 7.4) serão destinadas
às associações comunitárias, com programação local de interesse da população. “Após a outorga haverá um edital para entidades interessadas em produzir conteúdo poderem operar, nas duas faixas que estarão disponíveis” – conta.
O Canal da Cidadania é uma TV Pública regulamentada pela Portaria nº 489, de 18 de dezembro de 2012, que torna possível a município brasileiro a possibilidade de implantação de um canal digital de comunicação via TV aberta. O objetivo do projeto é fortalecer o exercício da cidadania, da democracia e da diversidade social e ampliar o diálogo multicultural; além de universalizar o acesso à informação, comunicação, educação e também à cultura.
Aparecida deu entrada no pedido no ano seguinte à regulamentação da Portaria nº 489. Em 2016 a Anatel comunicou que a Prefeitura deveria aguardar o desligamento do sistema analógico de TV para dar prosseguimento ao processo de implantação do canal local. No ano seguinte, com a finalização do desligamento, o Canal da Cidadania de Aparecida foi finalmente designado e agora o processo está prosseguindo no Ministério da ciência, tecnologia e comunicação. Mas, enquanto isso, o Canal da Cidadania de Aparecida já está em funcionamento na web com transmissão pelo site, no Youtube e IGTV (Instagram).
Ozéias Laurentino Júnior explica ainda que o projeto Canal da Cidadania, do Governo Federal, é uma inovação via sistema digital de TV que possibilita aos municípios terem sua própria emissora de TV. A proposta visa atender tanto os grandes centros urbanos, como Aparecida, quanto os municípios do interior do país. “Temos um boletim informativo diário, “Minuto Aparecida”, que é levado ao ar de segunda a sexta. Além disso também produzimos um programa semanal de entrevistas, chamado Agenda Aparecida. A idéia é desenvolvermos também webséries com nossos futuros parceiros, como universidades entidades civis. Trata-se da memória eletrônica da nossa cidade.
Você pode acessar o site do Canal da Cidadania de Aparecida pelo endereço eletrônico canaldacidadania.aparecida.go.gov.br ou pelo Facebook e Instagram.