Política

Campeonatos de futebol de base em Goiânia terão isenção de taxas de serviço

Oito campeonatos de futebol de base terão suas taxas de serviços isentadas pela Prefeitura graças a termo de fomento e colaboração idealizado e implantado pelo presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota). Serão beneficiadas o Campeonato Goiano Feminino Adulto, a Copa Master, a Copa Goiás Sub-13, a Copa Goiás Sub-15, a Taça Mané Garrincha Sub-17 Primeira Divisão, a Taça Mané Garrincha Sub-17 Segunda Divisão, a Copa Goiás Sub-20 Primeira Divisão e a Copa Goiás Sub-20 Primeira Divisão.

A parceria firmada por Policarpo permite que as custas de realização dessas competições amadoras, que integram o calendário da Federação Goiana de Futebol (FGF) e são classificadas como de interesse social, sejam subsidiadas pela administração municipal. O subsídio, fixado em R$ 530 mil, será pago com recursos de transferência da Câmara de Goiânia para a Prefeitura, resultantes de economia nas despesas do Poder Legislativo.

“Essas competições são muito importantes para a promoção do esporte e do lazer em Goiânia. As categorias de base são os berços dos novos atletas, dos novos talentos do futebol. É nas competições amadoras que os clubes encontram os meninos e meninas com talento para o esporte. Além disso, esses campeonatos promovem a saúde, o convívio social e afastam nossas crianças e adolescentes dos perigos das ruas”, afirma Policarpo. Segundo estimativa feita pela FGF, quase 5 mil pessoas serão diretamente beneficiadas direta e indiretamente pela isenção.

O convênio será celebrado por meio da Secretaria Municipal dos Esportes, comandada por Álvaro Alexandre Camargo da Silva, o Alvaro da Universo. “Essa parceria entre a Prefeitura, a FGF e a Câmara de Goiânia, celebrada por nosso vereador Romário Policarpo, é histórica, uma oportunidade ímpar para promovermos os esportes de base em nossa capital e certamente a primeira de muitas iniciativas nesses moldes para a promoção de competições comunitárias na nossa cidade “, diz Alvaro da Universo.

Das 5 mil pessoas envolvidas nas competições, quase 1,2 mil são atletas, integrantes de comissões técnicas e dirigente dos times. Destes, 80% são crianças (390 pessoas) e adolescentes (546). As competições sub-13 e sub-15 reunirão 15 equipes com 26 integrantes; as competições sub-17 e sub-20 terão 21 equipes com 26 pessoas cada; e os campeonatos adultos terão 8 equipes com 26 membros. O número de pessoas envolvidas indiretamente nas competições, entre pais, torcedores, amigos e estruturas de apoio chega a 3,3 mil.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo