Campanha de vacinação contra a gripe é expandida para toda a população em Aparecida de Goiânia
A vacinação está sendo oferecida em 38 locais diferentes. Todas as pessoas, desde crianças com seis meses de idade até adultos e idosos, podem receber a vacina

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) anunciou a expansão da campanha de vacinação contra a gripe, a partir de 2 de maio, tornando-a disponível para toda a população interessada. Anteriormente reservada para grupos prioritários, agora a vacinação está aberta para qualquer pessoa com idade igual ou superior a 6 meses, em todos os 38 postos fixos da cidade.
Essa medida segue a recomendação do Ministério da Saúde. O Secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, destacou: “Ao término da Campanha de Vacinação para os grupos prioritários, é comum abrir a imunização para o público em geral, até que nossos estoques se esgotem. Este ano não é exceção. A partir de hoje, todos os interessados podem procurar nossas salas de Imunização. É uma oportunidade que deve ser aproveitada!”
Até agora, Aparecida vacinou apenas 16% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários da Campanha contra a Influenza. O estoque atual de vacinas contra a gripe na cidade é de 20 mil doses, e novas remessas devem chegar em breve. O Secretário Magalhães fez um apelo: “A procura está abaixo do esperado. Pedimos que as pessoas se vacinem. Estamos entrando na estação de seca e temperaturas mais amenas, quando as doenças respiratórias são mais comuns. Nossas unidades de saúde já estão sobrecarregadas, e a vacinação é uma ferramenta essencial de proteção.”
Proteção anual
A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, ressaltou que a vacinação contra a Influenza é anual, independentemente do momento em que a última dose foi administrada: “Todas as pessoas que receberam a vacina contra a gripe no ano passado, não importa quando, podem voltar agora para receber a dose de 2024, que protege contra novas cepas”.
Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização de Aparecida, explicou que a vacina contra a influenza é atualizada anualmente de acordo com os vírus em circulação: “O imunizante do SUS é trivalente e oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e o vírus B. É seguro e previne casos graves e mortes. Aqueles que costumam receber essa vacina já conhecem seus benefícios e não devem deixar de se vacinar!”
Pontos de vacinação
Os postos de vacinação nas UBS funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização, o horário é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. A sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira está aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h. Os postos de imunização não operam em feriados e pontos facultativos.
Confira os locais:
- UBS Andrade Reis
- UBS Colina Azul
- UBS Riviera
- UBS Jardim Florença
- UBS Independência Mansões
- UBS Tiradentes
- UBS Pontal Sul 2
- UBS Papilon Park
- UBS Mansões Paraíso
- UBS Bairro Ilda
- UBS Cruzeiro do Sul
- UBS Bairro Cardoso
- UBS Delfiore
- UBS Madre Germano
- UBS Jardim dos Ipês
- UBS Bandeirantes
- UBS Caraíbas
- UBS Garavelo Park
- UBS Buriti Sereno
- UBS Campos Elíseos
- UBS Bairro Independência
- UBS Anhambi
- UBS Rosa dos Ventos
- UBS Jardim Paraíso
- UBS Jardim Olímpico
- UBS Santa Luzia
- UBS Jardim Bela Vista
- UBS Jardim dos Buritis
- UBS Nova Olinda
- UBS Retiro do Bosque
- UBS Chácara São Pedro
- UBS Expansul
- UBS Santo André
- UBS Cândido de Queiroz
- UBS Alto Paraíso
- UBS Boa Esperança
- Central de Imunização
- Maternidade Marlene Teixeira