Estado

Caiado ressalta avanço da industrialização goiana durante abertura da Ficomex 2025

Por Ana Lucia
[email protected]

Goiás reforça seu protagonismo no comércio internacional com a abertura da Ficomex 2025, nesta quinta-feira (4/9). O evento, que vai até 6 de setembro, reúne empresas, instituições e especialistas de mais de 100 países para debater transformação digital, sustentabilidade e oportunidades de negócios, além de ampliar a inserção do Estado no mercado global. Durante a abertura, o governador Ronaldo Caiado destacou que Goiás não é apenas exportador de commodities, mas investe cada vez mais na industrialização e agregação de valor. “Goiás é competitivo em todas as áreas, no comércio, na prestação de serviços e na indústria”, afirmou, recebendo a Comenda Ficomex, destinada a personalidades que contribuem para o comércio exterior.
O vice-governador Daniel Vilela ressaltou que o resgate da feira cria oportunidade para apresentar as potencialidades de Goiás e adiantou que está em discussão a criação de uma agência de promoção e exportação, moderna e estratégica, para conectar o Estado a outros países e instituições.
O presidente da Acieg, Rubens Fileti, destacou que Goiás se tornou hub de conexão no Brasil, especialmente diante da instabilidade do tarifaço dos Estados Unidos, e anunciou que a feira será realizada de forma bianual: um ano no exterior e outro em Goiás. O cantor Gusttavo Lima foi nomeado embaixador do evento, unindo empreendedorismo e música, reforçando a capacidade do Estado de atrair investimentos e gerar conexões internacionais.
A Ficomex 2025 reúne representantes da União Europeia, China, Estados Unidos, Rússia, Argentina, Canadá, México, entre outros países, correspondendo a mais de 55% das nações do mundo. A feira estimula networking, atração de investimentos e fortalecimento do comércio exterior, além de promover parcerias entre estados, municípios, empresas e instituições. Autoridades como os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, e Rondônia, Marcos Rocha, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e presidentes de entidades como Sebrae, Fieg, Faeg e OCB-GO marcaram presença, reforçando a importância do evento para o fortalecimento econômico do Estado e do Brasil no cenário internacional.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo