EstadoPolítica

Caiado encerra missão oficial na China e garante “avanço histórico” para Goiás

Governador cumpriu agenda intensa em seis cidades do país asiático. Na volta, traz na mala acordos de cooperação e expectativa de investimento em novas indústrias

Após duas semanas de viagem em missão oficial na China, com comitiva liderada pelo governador Ronaldo Caiado, foi “selada” a aproximação entre o estado de Goiás e o país asiático. De acordo com informações do próprio governo, a presença chinesa em solo goiano passará a ter mais projeção com expansão na indústria, acordos comerciais e cooperação técnico-científica.

“Tivemos um avanço histórico. A missão foi extremamente produtiva, pois fechamos acordos que vão gerar emprego e renda e garantimos parcerias que vão promover a pesquisa e a inovação em Goiás”, ressaltou Caiado, horas antes de voltar ao Brasil. Um dos principais destaques foi a assinatura do acordo comercial para a instalação e início das operações da multinacional de energia renovável Chint Power no município de Itumbiara. O plano de investimentos será apresentado pelo grupo nos próximos meses. 

Também avançaram as negociações com os grupos CMOC, indústria de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfato, que projeta investir R$ 3 bilhões em Goiás, e com a Weichai Group, topo do ranking em produção de motores elétricos, outra com interesse no município de Itumbiara. “Tivemos a oportunidade de avançar na negociação. Elevaremos o patamar tecnológico de Goiás, que será referência na produção de produtos de ponta em nosso estado, com a possibilidade de abastecer a América Latina”, afirmou o governador.

Com a Huawei, foi assinado memorando de entendimento para desenvolver soluções em tecnologia para o serviço público e a possível contratação da wi-fi 6, última tecnologia de internet sem fio, para a rede estadual de ensino.

Um acordo inédito firmado pelo Governo de Goiás e a Universidade Tsinghua, localizada em Pequim, também permitirá uma cooperação futura em pesquisas científicas nas áreas de mudanças climáticas e tecnologias inovadoras em energia.

 Por fim, uma das maiores empresas de engenharia e infraestrutura do mundo, a China Railway Limited (CREC), confirmou o envio de uma missão a Goiás no ano de 2024 para avaliar oportunidades no mercado local. 

Ao longo da peregrinação da comitiva goiana pelo país asiático, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, participou de um simpósio sobre políticas públicas sociais. Na ocasião, lideranças dos países que compõem os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) compartilharam experiências no combate às desigualdades. O encontro ocorreu em Xangai.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo