EstadoSEGURANÇA

Caiado empossa novo comandante-geral da PM e anuncia incremento de 500 novos militares

Comandante coronel Marcelo Granja assume e diz que trabalho será focado em inteligência e ações estratégicas para diminuir ainda mais os índices de criminalidade

O governador Ronaldo Caiado anunciou o ingresso de 500 novos militares na corporação entre quarta-feira (27/3) e o fim desta semana, durante posse do novo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), coronel Marcelo Granja, nesta última segunda-feira (25/3), no Comando da Academia de Polícia Militar, em Goiânia. “Ingressaremos mais 500 policiais, ampliando a segurança no estado de Goiás e dizendo em alto e bom som: jamais o crime ou o estado crime que já existiu aqui, ressuscitará”, garantiu.
Granja sucede o coronel André Henrique Avelar de Sousa, que exercia o comando-geral da PMGO desde abril de 2022. Homenageado no evento, ele passa à reserva remunerada da corporação após 33 anos de atuação. “Cumprimento por esses cinco anos e três meses ao meu lado. Tem meu respeito pela sua capacidade, inteligência e altivez ao comandar nossa Polícia Militar”, elogiou o governador, que estava acompanhado do vice-governador Daniel Vilela.

O coronel Marcelo Granja é considerado um policial experiente e qualificado. Antes de chegar ao comando da PMGO, chefiou o Batalhão de Choque e os comandos de Missões Especiais, Operações do Cerrado e Policiamento da Capital, entre outros cargos. “Vamos ter uma atuação forte, mantendo e até diminuindo ainda mais os índices criminais. Vamos trabalhar com inteligência e ações estratégicas, com deslocamento das tropas para zonas quentes de criminalidade”, explicou.
Ao passar o cargo, coronel André Henrique Avelar destacou a ação efetiva da corporação com a redução significativa de todos os índices criminais. “Temos uma tropa que atende todo estado de Goiás, com aparato e armamento de excelência. São homens e mulheres aguerridos, combativos, corajosos, audazes no combate à criminalidade. E que vão continuar firmes junto ao coronel Granja, que passou por vários comandos operacionais e, portanto, reúne condições de exercer a nova missão”, concluiu.
Efetivo
“Estamos recebendo os alunos, formandos em todo estado, já implementando as atividades de patrulhamento ostensivo e preventivo. E todos os comandantes estão implementando ações para que possamos reduzir ainda mais a criminalidade”, complementou Marcelo Granja.

Resultados
Dados do Observatório de Segurança Pública mostram que, na comparação entre 2023 e 2018, Goiás registrou queda de 51,5% no índice de homicídios dolosos. No crime de latrocínio, a redução foi de 88,5%. Já os casos de lesão corporal seguida de morte caíram 66% no mesmo período. No último ano, 93 municípios goianos não registraram homicídio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo