Caiado anuncia fim das pontes de madeira em todos municípios goianos
Ação para substituir cerca de 500 pontes de madeira por estruturas de concreto em rodovias e estradas não pavimentadas nos 246 municípios goianos

O Governo de Goiás lançou nesta última terça-feira, 27, o programa Goiás em Movimento – Eixos Pontes (GM – Pontes 2024). O objetivo da iniciativa é aumentar a segurança nas vias e aumentar o conforto para os motoristas. Cerca de 5 mil pontes de madeira devem ser substituídas por novas instalações, com a construção de aduelas de concreto armado.
“Não vamos ter nenhuma ponte de madeira em (estradas da) GO”, disse o presidente Lucas Vissotto, em discurso na sede da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). “Até o final do governo Ronaldo Caiado, todas serão substituídas. (…) Fora que também recapeamos sete milhões de metros quadrados no estado”, acrescentou.
“É um projeto inovador no Brasil e que nós, do setor agropecuário, sonhamos há vários anos”, avaliou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. “Tenho certeza que nenhum estado do Brasil faz isso. Tem municípios que têm mais de mil quilômetros de rodovias vicinais e muitas pessoas às vezes não tem conhecimento da realidade e das dificuldades”, endossou o vice-governador Daniel Vilela.
Avanços
Caiado informou que uma das maiores obras será sobre o Rio das Almas, entre São Luiz do Norte e Goianésia. O local vai receber uma ponte de 300 metros de comprimento. “O projeto está aprovado e, mês que vem, vamos iniciar as obras para fazer essa ponte que é um sonho de toda aquela região”, disse o governador. Em uma primeira fase, lançada em 2021, o programa Goiás em Movimento – Eixo Pontes já tinha construído 54 pontes em 13 municípios, com aporte de R$ 21,8 milhões.