Saúde

Cade é chamado a investigar práticas de conluio entre planos de saúde e clínicas de diálise que prejudicam pacientes

Da Redação
[email protected]

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recebeu uma denúncia que aponta um suposto conluio entre os maiores planos de saúde do Brasil e uma rede de clínicas de diálise, o que prejudica os pacientes que necessitam de tratamentos especializados, como os de oncologia e nefrologia. Segundo a denúncia, os planos estariam dificultando o reembolso de tratamentos fora da rede credenciada, forçando os pacientes a recorrerem a clínicas de qualidade inferior, mais baratas, ou ao SUS.
A denúncia também menciona práticas como atraso nos pagamentos às clínicas particulares, imposição de burocracia excessiva e troca de dados confidenciais entre as operadoras. O caso também envolve a verticalização do mercado de saúde, onde as operadoras compram hospitais e clínicas, o que limita o direito de escolha dos pacientes.
Embora a área técnica do Cade tenha sugerido arquivar o caso, o tema ainda pode ser reavaliado, dado o impacto significativo nas condições de tratamento e na saúde dos pacientes.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo