Brics deve promover nova ordem mundial

Da Redação
[email protected]
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, iniciou nesta terça-feira (25) a primeira reunião de 2025 das lideranças diplomáticas do Brics, em Brasília, enfatizando que, em um cenário global marcado por crises e tensões geopolíticas, o bloco de potências emergentes deve ser protagonista na promoção de uma nova ordem mundial. “Neste cenário em evolução, o Brics tem um papel crucial a desempenhar na promoção de uma ordem mundial mais justa, inclusiva e sustentável. Um mundo multipolar não é apenas uma realidade emergente. É um objetivo compartilhado”, afirmou..
O chanceler também mencionou que o Brics, atualmente representando quase metade da população mundial, 39% do PIB global e 50% da produção de energia, tem um papel cada vez mais relevante no cenário internacional. “A recente expansão do Brics de cinco para 11 membros foi um grande desenvolvimento”, destacou.
A agenda do Brics sob a presidência brasileira também inclui a construção de uma governança global para a inteligência artificial (IA), a fim de evitar que a tecnologia amplifique desigualdades. “A IA não pode ser ditada por um punhado de atores enquanto o resto do mundo é forçado a se adaptar a regras que não ajudaram a formar”, afirmou Mauro Vieira, defendendo uma abordagem multilateral para garantir o desenvolvimento ético e transparente da IA, alinhado com os interesses coletivos da humanidade.