Brasileiras levam prata em etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

Da Redação
[email protected]
O sábado (11) foi prateado para o conjunto brasileiro de ginástica rítmica, já com vaga olímpica assegurada em Paris. Na prova geral – a mesma que será disputada nos Jogos – o país obteve 68.850, a segunda melhor nota na soma de apresentações na etapa da Copa do Mundo da modalidade, em Portimão (Portugal). O quinteto brasileiro formado Maria Eduarda Arakaki, Victoria Borges, Deborah Medrado, Sofia Pereira e Nicole Pircio só foi superado pelo time da Espanha (70.300), que ficou com o ouro. A França (65.050) levou o bronze.
O total de pontos refere-se às notas das séries simples (cinco arcos) e mista (três fitas e duas bolas). O conjunto formado por Bárbara Galvão, Déborah Medrado, Duda Arakaki, Giovanna Silva, Nicole Pírcio e Sofia Madeira alcançou um feito histórico nesta sexta-feira, 25, no Mundial de Ginástica Rítmica, na Espanha. Com duas belas apresentações, nas séries mista e de cinco arcos, elas garantiram a classificação do Brasil para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Ao som de “Smile”, o time brasileiro somou 30.100 na serie mista. Na apresentação de cinco arcos, ao som de “I Wanna Dance With Somebody”, veio a belíssima nota 34.900. Os 65.000 pontos deixaram o Brasil na sexta posição geral, resultado suficiente para carimbar a vaga em Paris. Além disso, a seleção brasileira de conjunto também se classificou para a final da prova de cinco arcos, no domingo, com a quinta melhor nota.
“Estamos realizadas, saímos felizes da quadra e realiza Essa será a quarta olímpiada em que Camila Ferezin irá como técnica do conjunto brasileiro. Ela assumiu o comando da equipe em 2011, com o país em 26º do mundo, e agora vem alcançando resultados históricos.
“Estamos muito felizes, era um sonho e hoje estamos nos sentindo realizadas. As meninas são muito especiais, nunca desistiram diante de um desafio. A gente se preparou, fizemos nossa parte e mais uma vez fizemos história, é a primeira vez que o Brasil se classifica através de um mundial”, completou a técnica.
Neste fim de semana, o Brasil brigará por duas medalhas na competição. No sábado, 26, Barbara Domingos compete no individual geral, a partir das 09h50 (horário de Brasília). No domingo, 28, o conjunto faz a final dos cinco arcos, a partir das 10h50 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo YouTube do Time Brasil e Canal Olímpico do Brasil. mos nossas duas séries. A vaga olímpica veio, um sonho realizado. A gente acreditou, trabalhamos duro e vimos que nada é impossível”, comentou a atleta Duda Arakaki, capitã do conjunto.
Confira abaixo a lista de vagas garantidas pelo Brasil em Paris 2024
Atletismo (10)
Feminino:
Marcha atlética 20km
Masculino:
Arremesso do peso
Marcha atlética 20km
Maratona
100m rasos
110m com barreiras
400m rasos (2 atletas)
400m com barreiras
Salto triplo
Ciclismo BMX Racing (1)
Individual feminino
Futebol (18)
Equipe feminina
Ginástica Rítmica (6)
Barbara Domingos
Conjunto (5)
Natação (4)
Feminino:
1500m livre
Masculino:
100m livre
400m livre
100m borboleta
Rugby (12)
Equipe feminina
Saltos ornamentais (2)
Feminino:
Plataforma 10m
Masculino:
Plataforma 10m
Surfe (3)
Masculino:
Filipe Toledo
João Chianca
Feminino:
Tatiana Weston-Webb
Tiro com arco (1)
Masculino:
Recurvo individual
Tiro esportivo (1)
Masculino:
Pistola de ar 10m