Economia & Negócios

Brasil reduz exportações aos EUA pela metade em duas décadas

Da Redação
[email protected]

A participação dos Estados Unidos nas exportações brasileiras caiu pela metade nos últimos 23 anos, segundo o Indicador de Comércio Exterior (Icomex), divulgado pelo Ibre/FGV. Em 2001, os EUA representavam 24,4% das exportações do Brasil; em 2024, esse percentual foi para 12,2%.
Nesse mesmo período, a China ampliou sua participação de 3,3% para 28%, tornando-se o principal parceiro comercial brasileiro. A União Europeia e a América do Sul também perderam espaço, com quedas de 44% e 31%, respectivamente, mas ainda estão à frente dos EUA nas exportações brasileiras.
Nas importações, o cenário é semelhante. Os EUA respondem por 15,5% do total comprado pelo Brasil, contra 22,7% em 2001. Já a China saltou de 2,3% para 24,2%.
O estudo destaca que as exportações para os EUA são mais diversificadas, com 10 produtos principais, enquanto para a China apenas três — petróleo, soja e minério de ferro — representam 96% das vendas.
O aumento da taxação americana sobre produtos brasileiros pode agravar esse cenário, afetando especialmente setores como siderurgia e aeronáutica. O governo brasileiro busca negociações para reverter as tarifas.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo