Bolsa Família: unipessoais serão excluídos em novembro?
Desde o início deste ano, o governo federal fechou o cerco em relação aos usuários que se classificam como unipessoais no Bolsa Família. Tratam-se de pessoas que indicaram no Cadúnico que residem sozinhas em suas casas, ou seja, sem nenhum outro membro oficial.
O governo federal alega que ao menos uma parte das pessoas que se classificaram como unipessoais estariam mentindo. Portanto, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, iniciou um processo de averiguação para definir quem está falando a verdade e quem não está.
Novos cortes podem ocorrer em novembro?
Ainda segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o processo de análise das famílias unipessoais ainda está acontecendo todos os meses. Na prática, isso significa que mais pessoas podem ser excluídas do Bolsa Família neste mês de novembro.
Mas é preciso ter calma. Não é porque você é uma família unipessoal, que você vai ser excluído do programa. A exclusão ocorre apenas nos casos em que o governo federal identifica uma suposta irregularidade por parte destes usuários específicos.
Como saber se fui excluído do Bolsa Família
Não é preciso sair de casa para saber se você está entre as pessoas que foram excluídas do Bolsa Família neste mês de novembro. Para conseguir esta informação, basta acessar o app oficial do programa, que está disponível para download em celulares Android e iOS.
Através da aplicação é possível confirmar não apenas se você foi excluído, mas também analisar outras informações importantes, como o motivo da exclusão, e como proceder para retomar os pagamentos do Bolsa Família ainda este ano.
Vale lembrar que nos casos em que o cidadão conseguir comprovar que o governo errou ao excluir a sua conta, ele terá o direito não apenas de voltar ao benefício, como também receberá os valores retroativos referente aos meses em que ele não conseguiu receber o saldo.